FCF irá ao STJD para tentar impedir Sport x Ceará em PE e sugere jogo em João Pessoa ou Natal

A Federação Cearense de Futebol também enviará um ofício à CBF solicitando que o duelo pelas quartas de final da Copa do Nordeste não aconteça no estado de Pernambuco

Temendo a segurança da delegação do Ceará, a Federação Cearense de Futebol (FCF) não medirá esforços para mudar o local da partida entre o Alvinegro e o Sport, pelas quartas de final da Copa do Nordeste, confronto este que acontecerá em jogo único sob mando de campo rubro-negro. A FCF, inclusive, já definiu quais ações irá tomar para tentar evitar que o duelo ocorra em Pernambuco.

A Federação Cearense de Futebol tentará a mudança do local da partida por dois meios: administrativo e jurídico. Na segunda-feira, 1º de abril, a entidade cearense enviará um ofício à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) solicitando que o jogo entre Sport e Ceará aconteça fora do estado de Pernambuco. Em paralelo, a FCF fará o mesmo pedido no STJD.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Na época em que o ônibus que levava a delegação do Fortaleza sofreu o atentado com pedras e bombas arremessados por membros de uma torcida organizada do Sport, momentos após o jogo dos dois clubes na Arena de Pernambuco, também pelo Nordestão, a FCF fez um pedido ao STJD solicitando que nenhum outro time cearense jogasse no estado de Pernambuco em 2024.

O julgamento do processo acontecerá no dia 9 de abril, um dia antes do confronto entre Sport e Ceará pelas quartas de final da “Lampions”. Assim, a FCF se antecipará e pedirá, de forma cautelar, que o relator Felipe Bevilacqua suspenda o jogo na Arena Pernambuco e marque para um local fora do estado de Pernambuco. Outra possibilidade, na hipótese de negativa do relator, é recorrer ao presidente do STJD para que ele conceda uma cautelar preventiva só em relação a esse duelo em questão.

João Pessoa, na Paraíba, e Natal, no Rio Grande do Norte, são cidades bem vistas e devem ser indicadas pela entidade cearense para receber o embate se a decisão for favorável.

Caso o STJD entenda por manter o jogo em Pernambuco, a FCF fará um novo pedido. Desta vez, será solicitado que a partida, ainda que seja na Arena de Pernambuco, aconteça de portões fechados. Vale ressaltar que no dia 12 deste mês, em julgamento na 2ª Comissão Disciplinar, o Sport foi punido com oito jogos de portões fechados como mandante, mas o STJD concedeu, dias após, um efeito suspensivo para o clube voltar a ter público nos estádios.

“Nosso problema não é a torcida do Sport, é a segurança pública. O STJD definiu que a segurança pública faz parte de uma obrigação do clube mandante. No julgamento que teve na Comissão, ficou claro que o clube mandante tem a obrigação de cuidar do clube visitante na chegada e saída da cidade. Nosso entendimento é que não pode ter jogo em Pernambuco, em hipótese nenhuma”, explicou o diretor jurídico da FCF, Eugênio Vasques, ao Esportes O POVO.

Uma reunião para alinhar estratégias jurídicas entre a FCF e o Ceará aconteceria na segunda-feira, 1º de abril, mas foi remarcada para a terça-feira, dia 2 de abril. O momento contará com a presença do diretor jurídico do Vovô, Fred Bandeira, do presidente João Paulo Silva, e de membros da FCF, que inclui o presidente Mauro Carmélio, os vices Eudes Bringel, Eugênio Vasques, e o diretor jurídico da entidade, Eugênio Vasques.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

sport x ceará sport ceará copa do nordeste 2024 federação cearense de futebol mudança de local sport ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar