Almejando liderança, Ceará recebe o ABC na Arena Castelão pela Copa do Nordeste
Caso vença o time potiguar e o CRB perca para o ABC, o Vovô assumirá o topo da tabela do Grupo B do torneio regionalApós dez dias sem atuar, o Ceará retoma a rotina de jogos nesta quarta-feira, 28, diante do ABC, às 21h30min, na Arena Castelão, em duelo válido pela quarta rodada da Copa do Nordeste. Invicto na temporada, o Alvinegro de Porangabuçu, atual quarto colocado, almeja a liderança do Grupo A e precisa da vitória para isso — além de torcer por uma derrota do CRB contra o Bahia em Maceió (AL).
Para o confronto, o treinador Vagner Mancini teve mais de uma semana de preparação, tempo utilizado para aperfeiçoar aspectos táticos, recuperar a equipe fisicamente e avançar no tratamento dos jogadores entregues ao departamento médico. Em entrevista ao programa Esportes do POVO, da Rádio O POVO CBN, o volante Richardson comentou sobre a importância do período sem jogos e projetou a postura do time na partida.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“Jogo de muita importância para nós até pelo momento da tabela. Uma vitória nos leva para cima. Acredito que foi uma semana importante de preparação. Esse período é bom para recuperar alguns atletas mais desgastados e esticar a corda na parte física também. É importante ter os trabalhos mais específicos para termos essa margem no jogo. O torcedor pode esperar um time, mais uma vez, competitivo, mostrando a cara do Ceará, vertical, buscando o gol, tentando aliar a verticalidade e a inteligência, saber ler o adversário para achar os espaços”, disse.
Imbatível até então na temporada, o Ceará não perdeu um jogo sequer dos oito que disputou — considerando também o Estadual. Deste recorte, três foram válidos pelo Nordestão, onde o clube somou uma vitória e dois empates. Vale ressaltar que Mancini utilizou os reservas nos embates contra a Juazeirense-BA e o Náutico, ambos fora de casa. O rival do Vovô, por outro lado, não vive bom momento no certame regional.
O ABC é o lanterna do Grupo B, com dois pontos em três rodadas. Apesar do cenário ruim, um eventual triunfo sobre o Ceará recoloca o time potiguar na briga pela classificação às quartas de final da Copa do Nordeste. Assim, o confronto é tratado como decisivo. A tarefa do Elefante da Frasqueira, entretanto, não será simples: tanto pela boa fase do Ceará quanto pelo retrospecto recente.
Isso porque o Ceará não perde para o ABC há mais de oito anos. O último revés do Vovô aconteceu em 2014, pela 36ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Naquela ocasião, o clube potiguar venceu por 2 a 1. Desde então, as equipes se enfrentaram oito vezes, com seis vitórias do Alvinegro cearense e dois empates.
Para o duelo, Mancini pode contar com o retorno de alguns dos atletas que estavam no DM. Dentre os cinco, Lourenço é quem tem mais chances de figurar na relação do jogo. Lucas Mugni e Ramon Menezes ainda são dúvidas, mas também podem aparecer. Os três participaram de atividades nos últimos dias. Em contraponto, Bruninho e Daniel seguem em tratamento. O goleiro Fernando Miguel, que sofreu grave lesão no treino do último sábado, está fora.
Ceará x ABC: ficha técnica
Ceará
4-3-3: Richard; Raí Ramos, Matheus Felipe, David Ricardo e Matheus Bahia; Richardson, Castilho e Recalde; Pulga, Aylon e Facundo Castro. Téc: Vagner Mancini
ABC
4-4-2: Carlos Eduardo; Yuri Ferraz, Richardson, Wesley Santos e Walfrido; Romário, Douglas Skilo, Erick Varão e Diego Jardel; Wallyson e Daniel Cruz. Téc: Rafael Lacerda
Local: Arena Castelão, em Fortaleza/CE
Data: quarta-feira, 28
Horário: 21h30min (horário de Brasília)
Árbitro: Bruno Nogueira Prado/BA
Assistentes: Alessandro Álvaro Rocha de Matos/BA e Wesley Silva Santos/BA
Transmissão: Rádio O POVO CBN, O POVO CBN Cariri, Youtube e Facebook O POVO e Nosso Futebol.