Saiba quem são os 12 conselheiros do Ceará que são alvo de requerimento para expulsão
O documento está sob posse do Conselho Administrativo do clube, que decidirá pela deliberação ou não do processoO grupo de conselheiros do Ceará que se tornou alvo de um requerimento para expulsão do clube, protocolado por membros da diretoria executiva, divulgou a lista com os nomes presentes no processo. Ao todo, são 12 citados, dentre eles Pedro Gabriel e Paulo Vasconcelos — ex-candidatos à presidência —, além do vereador Danilo Lopes.
Ao Esportes O POVO na última semana, João Paulo Silva, presidente do Ceará, confirmou o requerimento para expulsão dos conselheiros. O mandatário, entretanto, justificou que tentou criar um clima ameno em situações anteriores ao convidar membros da oposição para ocupar cargos da diretoria e coordenação do clube. Como exemplos, citou convites para Nilo Weber e Germano Siqueira.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Os dois também estão presentes no requerimento de exclusão do Conselho Deliberativo. Os outros nomes são: Guilherme Magalhães, Evaldo Holanda, Paulo Pontes, Wandick Landry, Kárcio Soares, Kelvio Karam e Ismael Rossas. O documento está sob posse do Conselho Administrativo do Vovô, que decidirá sobre a deliberação ou não do processo.
Pedro Gabriel, em contato com o Esportes O POVO, disse ter tido acesso ao requerimento, onde pôde visualizar as justificativas alegadas para a expulsão dos conselheiros. O processo baseia-se na denúncia feita pelo grupo em janeiro deste ano, durante uma transmissão ao vivo realizada no canal “Amigos do Conselho CSC”.
+ Ceará: oposição acusa atual gestão de articular pedido de exclusão de grupo de conselheiros
Na ocasião, os conselheiros Nilo Weber, Guilherme Magalhães, Pedro Gabriel e Paulo Vasconcelos expuseram a dívida de quase R$ 46 milhões do Ceará com a Receita Federal. Além disso, também falaram sobre as possíveis consequências que o débito acarretaria ao Vovô, incluindo uma possível exclusão do Profut. O grupo também alegou gestão temerária e chegou a ir à Justiça solicitando documentos. De acordo com o ex-candidato à presidência, esses foram os pontos citados no requerimento.
Dias após a denúncia feita, João Paulo se pronunciou oficialmente, desmentiu que o clube estivesse sendo excluído do Profut e explicou que a dívida tributária havia sido exposta na apresentação do balanço orçamentário de 2022 — naquele ano, no valor de R$ 36 milhões. Isso significa que o montante não era, pelo menos para o corpo do conselho alvinegro, uma novidade.
Na entrevista ao Esportes O POVO, João Paulo demonstrou incômodo aos conteúdos que o grupo expõe nas lives. Para o dirigente, os membros trazem situações do Vovô que atingem de forma negativa a instituição. Ademais, o mandatário também enfatizou que “não tem nada a esconder e que sempre foi transparente e aberto ao diálogo”. Ponderou, entretanto, que no futebol existem “assuntos sensíveis”.
”Roupa suja se lava dentro casa, não é expondo. Não existe isso. Sempre fui aberto”, disse o presidente do Vovô.
Confira a lista dos conselheiros citados no requerimento para exclusão do Conselho Deliberativo:
- Pedro Gabriel
- Paulo Vasconcelos
- Danilo Lopes
- Guilherme Magalhães
- Evaldo Holanda
- Paulo Pontes
- Wandick Landry
- Kárcio Soares
- Kelvio Karam
- Ismael Rossas
- Nilo Weber
- Germano Siqueira