João Paulo diz ser favorável a SAF no Ceará, mas pondera: "Precisa ser discutido"
O mandatário alvinegro disse que o tema precisa ser pauta no Conselho Deliberativo ainda neste ano para quem sabe, em 2025 ou 2026, o modelo possa começar a ser tratado como realidade no clube
17:49 | Jan. 25, 2024
Em processo de reformulação do estatuto, o Ceará também tem emergido na discussão sobre o modelo de Sociedade Anônima de Futebol (SAF), embora ainda de forma tímida e superficial. João Paulo, presidente do clube, disse ser favorável à implementação da SAF no Vovô caso o processo seja conduzido corretamente, com discussão e elaboração.
Em entrevista ao Trem Bala, João Paulo confirmou que já recebeu algumas sondagens de investidores, mas que nunca levou o tema para discussão no Conselho Deliberativo. Na visão do mandatário, a tendência é que a maioria dos clubes brasileiros se tornem SAF, sobretudo pelos aspectos positivos que o modelo pode trazer financeiramente.
+ Presidente do Ceará explica por que atrasou pagamento de Marcos Victor ao Floresta
“Eu, particularmente, acho que todos os clubes de futebol, com poucas exceções, vão acabar se tornando uma SAF. Como venho dizendo, esse assunto eu não posso decidir só. Eu tenho que levar esse assunto para o Conselho Deliberativo. Eu sou procurado por alguns players de mercado, mas nunca levei esse assunto, de fato, para o Conselho Deliberativo. Acho que é um assunto que temos que discutir lá”, comentou.
Leia mais
“Eu acho que o modelo ideal é todos os clubes se transformarem em uma SAF. Por conta dos investimentos, vão ficar mais competitivos e poderão ter mais recursos de investidores. O mercado hoje está muito líquido, principalmente o externo, principalmente na desvalorização da nossa moeda frente ao euro e dólar”, concluiu.
Ainda sobre o tema, João Paulo fez uma análise do cenário atual e enfatizou que seria importante discutir o assunto no Conselho Deliberativo já neste ano, projetando a adesão do modelo em 2025 ou 2026. Apesar disso, o presidente do Vovô pontuou que o clube não passa por uma necessidade de “UTI” como outras equipes que se transformaram em SAF recentemente.
“Primeiro os clubes que estavam mais na UTI entraram, até fizeram alguns negócios por conta das necessidades. Eu não vejo essa necessidade no Ceará. Mas acho que esse ano o assunto precisa ser discutido para quem sabe, em 2025 ou 2026, o Ceará se transformar em uma SAF bem feita e elaborada. Esse é meu posicionamento de João Paulo. Eu, João Paulo, como conselheiro, se for um negócio bem feito, elaborado e discutido, acho que é um caminho muito positivo”, disse.
João Paulo no Trem Bala: confira na íntegra