Maracanã e Ceará empatam por 1 a 1 na estreia do Cearense 2024
Vinicius Canindé abriu o marcador para os alvicelestes, enquanto Aylon igualou para os alvinegros
19:31 | Jan. 21, 2024
Maracanã e Ceará empataram por 1 a 1 neste domingo, 21, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza–CE, pela 1ª rodada do Campeonato Cearense 2024. Vinicius Canindé abriu o marcador para os alvicelestes, enquanto Aylon igualou para os alvinegros.
Com o resultado, o Maracanã chega a 3ª colocação do Grupo A, enquanto o Ceará assume a 2ª posição do Grupo B. As equipes, porém, podem perder posição dependendo do resultado de Caucaia x Atlético-CE, que será disputado nesta segunda-feira, 22, às 20 horas (de Brasília).
Maracanã 1 x 1 Ceará: o jogo
Com elenco reformulado para a temporada, Vagner Mancini colocou em campo o que tinha de melhor à disposição. Escalado no 4-3-3, explorou o lado direito com Raí Ramos e Facundo Castro. O lateral, inclusive, participou ativamente da fase ofensiva, enquanto o ponta caia por dentro para ser opção de passe entrelinhas.
O meio-campo era composto por três atletas com capacidade de construção visando municiar o sistema ofensivo. Lourenço, Lucas Mugni e Jorge Recalde buscavam verticalizar o confronto, mas encontravam dificuldade em fazer a bola chegar pelo meio, devido à marcação realizada pelos visitantes.
Sem conseguir construir por dentro e com os lados do campo buscando acionar o nove, mas sem obter sucesso, restou ao Ceará as finalizações de média-longa distância. A melhor chance veio com o lateral-esquerdo Matheus Bahia, aos 31 minutos, quando mandou à esquerda de Leo. Anteriormente, Lourenço havia tentando e mandado por cima da meta adversária.
A equipe do Maracanã, por sua vez, exercia uma marcação-pressão, buscando roubar a bola e contra-atacar o Ceará em transição. O time demonstrava segurança na troca de passes, visando envolver o adversário. Apesar disso, o Alviceleste teve apenas uma chance clara na partida, registrada aos 38 minutos, quando Guilherme recebeu na área e finalizou para a defesa de Fernando Miguel.
O Ceará voltou para a etapa decisiva pressionando o Maracanã. Logo no primeiro minuto, Saulo Mineiro recebeu de Erick Pulga na pequena área, mas a defesa travou o arremate do camisa 73. Apesar da pressão inicial, o cenário dos 45 minutos iniciais se repetiu, com o Alvinegro sem conseguir envolver o adversário.
Quando o jogo parecia morno, Vinicius Canindé colocou o Maracanã em vantagem aos 16 minutos, após aproveitar a sobra na área e arrematar no canto de Fernando Miguel.
A vantagem deixou o Maracanã confortável na partida. Três minutos depois, aos 19, Igor recebeu na área de Pio e cabeceou, mas Fernando Miguel salvou. A arbitragem, no entanto, assinalou irregularidade do atleta alviceleste.
A resposta alvinegra veio aos 26 minutos em cobrança de falta com Guilherme Castilho, mas o arremate do meio-campista parou em Leo.
Sem conseguir impor o ritmo, Vagner Mancini promoveu mudanças no setor ofensivo. Após muita insistência alvinegra, Paulo Victor acionou Erick Pulga, que desviou e deixou Aylon cara a cara com Leo para igualar o marcador aos 39 minutos.
O Ceará seguiu pressionando até a reta final, mas não conseguiu chegar ao segundo gol. A equipe volta a campo no sábado, 27, às 16h40min (de Brasília), contra o Floresta, em duelo pela 2ª rodada. A partida será disputada no Estádio Presidente Vargas.
Maracanã 1 x 1 Ceará | Ficha Técnica
Maracanã
4-3-3: Leo Recife; Igor, Guilherme, Ray e Matheus Maranguape; Rogerio (Pio), Dedé e Patuta (Matheus Bahia); Índio (Rian), Vinicius Canindé e Junior Mandacaru. Técnico: Júnior Cearense.
Ceará
4-3-3: Fernando Miguel; Raí Ramos, Matheus Felipe, Ramon Menezes e Matheus Bahia (Paulo Victor); Lourenço, Lucas Mugni (Guilherme Castilho) e Jorge Recalde (Bruninho); Facundo Castro (Janderson), Erick Pulga e Saulo Mineiro (Aylon). Técnico: Vagner Mancini.
Local: Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza–CE
Árbitro: José Denis Garcês Lima
Assistentes: Zaqueu Eleuterio Linhares e Antonio Wellington Furtado
Quarto Árbitro: Renato Pinheiro
Gols: Vinicius Canindé (16'2°T) e Aylon (39'2°T)
Cartões amarelos: Rogério (Maracanã) | Lucas Mugni, Paulo Victor e Aylon (Ceará)
Cartões vermelhos: N/A