Barletta aciona Ceará na justiça por verbas em atraso; advogado confirma e clube rebate em nota oficial

O advogado afirmou que existem atrasos de verbas salariais, direito de imagem, FGTS e luvas, que duram mais de dois meses

14:53 | Jan. 21, 2024

Por: Rangel Diniz
FORTALEZA-CE, BRASIL, 13-01-2023: Chrystian Barletta. Treino aberto do Ceará Esporte Clube no Estadio Presidente Vargas. (Foto: Aurélio Alves/O Povo) (foto: AURÉLIO ALVES)

O dia de estreia do Ceará na temporada começou agitado antes mesmo da bola rolar. Em nota emitida na manhã deste domingo, 21, a defesa do atleta Crystian Barletta, por meio do advogado Filipe Rino, alegou verbas em atraso por parte do Alvinegro, que se posicionou quanto ao caso com uma nota oficial lançada no período da tarde.

O advogado afirmou na nota que existem atrasos de verbas salariais, direito de imagem, FGTS e luvas, que duram mais de dois meses. Segundo ele, algumas destas verbas estão em atraso há seis meses, ou seja, desde sua contratação.

Para o Esportes O POVO, Filipe detalhou dizendo que o FGTS não foi pago nos meses de agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro, além da ausência de pagamento das férias, 13° salário e luvas prometidas ao atleta.

A defesa afirmou ainda que “esta era a última opção do Barletta, que sempre privilegiou o diálogo e aguardou meses para regularização, mas ele precisou entrar com ação contra o clube, em virtude desses atrasos” e disse não haver nenhuma negociação vigente com o Sport-PE.

Em resposta com nota oficial, o Ceará disse que “causa estranhamento e surpresa a forma como o atleta Chrystian Barletta e seu empresário vêm conduzindo as renegociações de valores pendentes, inclusive expondo à imprensa informações de uma ação que corre em segredo de justiça”.

Ao Esportes O POVO, a defesa confirmou também que existe outro caso envolvendo o atacante Zé Roberto, que está emprestado pelo Ceará ao Sport. Filipe deve detalhar melhor o caso do ofensivo em breve, mas afirmou que a movimentação jurídica ocorre no mesmo sentido das questões relatadas quanto ao atleta Chrystian Barletta.

Filipe esclarece que ainda não houve decisão sobre o pedido liminar. Foi concedido prazo de cinco dias para o Ceará se manifestar sobre o pedido. Esse prazo se encerra na quarta-feira, 24. Apenas após essa data, o juiz decidirá sobre a liminar.

Confira a nota completa enviada pelo advogado Filipe Rino

“Barletta tem diversas verbas em atraso, que o Ceará SC deixou de pagar.

Há atrasos de verbas salariais, direito de imagem, FGTS e luvas, bem superiores a 2 meses. Algumas verbas estão em atraso há 6 meses, desde sua contratação.

O Barletta tentou por diversas vezes dialogar, receber, ter sua remuneração em dia. Infelizmente não foi possível, o clube não conseguiu colocar em dia o que está em atraso.

A Lei Geral do Esporte prevê que em casos de atrasos superiores a 2 meses (salário, direito de imagem ou FGTS) enseja na rescisão indireta do contrato de trabalho. E no caso do Barletta há atrasos de até 6 meses.

E nesse caso, o clube poderá ser condenado a pagar a cláusula compensatória desportiva, que são os salários até o final do contrato.

Era a última opção do Barletta, que sempre privilegiou o diálogo e aguardou meses para regularização, mas ele precisou entrar com ação contra o clube, em virtude desses atrasos.

O que queremos deixar claro é que antes de entrar com ação, foram diversos diálogos e negociações com o clube, mas sem o pagamento integral da remuneração mensal dele.

Barletta, assim como todos os demais atletas, são trabalhadores, dependem da sua remuneração para sustentar sua família, tem contas a pagar. As contas vencem mês a mês, como de qualquer ser cidadão.

Por fim, não há nenhuma negociação com o Sport em andamento”.

Nota oficial publicada pelo Ceará

“Causa estranhamento e surpresa a forma como o atleta Chrystian Barletta e seu empresário vêm conduzindo as renegociações de valores pendentes, inclusive expondo à imprensa informações de uma ação que corre em segredo de justiça.

O Ceará Sporting Club se notabilizou nacionalmente nos últimos anos pelo equilíbrio financeiro, bem como pelo diálogo constante e transparente entre diretoria, jogadores e colaboradores; inclusive na atual gestão, que não abrirá mão dessas prerrogativas.

O clube não só reconhece como reafirma o compromisso com cada um dos jogadores, comissão técnica e colaboradores. O Ceará segue aberto ao diálogo e acredita que assuntos de natureza interna podem ser resolvidos igualmente entre as partes envolvidas”

O Ceará dá o pontapé inicial em sua temporada de futebol neste domingo, 21, enfrentando o Maracanã no estádio Presidente Vargas, em jogo válido pela primeira rodada do campeonato cearense.