Ceará procura volante argentino Mauro Pittón, mas esbarra em pedida do Vélez Sarsfield
O clube argentino pediu 500 mil dólares ao Ceará para liberar o volante. Sem um consenso entre as partes, o Vovô optou por seguir buscando opções no mercado sul-americano para a posiçãoApós anunciar o aguardado camisa 9, o Ceará tem concentrado suas buscas no mercado da bola por um volante, posição ainda carente no elenco comandado por Vagner Mancini. Um dos nomes cogitados pelo Alvinegro de Porangabuçu foi do argentino Mauro Pittón, de 29 anos, que atuou pelo Central Córdoba-ARG na última temporada.
A diretoria do Vovô chegou a conversar com o staff do atleta, que demonstrou interesse pelo acerto. As tratativas, porém, esbarraram na negociação com o Vélez Sarsfield-ARG, detentor do passe do volante. O clube argentino, conforme apurou o Esportes O POVO, pediu 500 mil dólares para liberar o jogador, cerca de R$ 2,4 milhões na cotação atual.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Sem um consenso entre os clubes, o Alvinegro recuou e optou por seguir buscando outras opções no mercado, mantendo o foco em atletas estrangeiros — no plantel, o Vovô conta com um paraguaio, um argentino e dois uruguaios. No modelo adotado pelo Ceará nesta janela de transferências, o clube tem priorizado situações que não envolvam grandes investimentos financeiros de aquisição.
+ Confira mais notícias do Ceará Sporting Club
Ou seja, o Ceará tem buscado oportunidades favoráveis no mercado, mas sem deixar de lado todo o processo interno avaliativo do clube, que envolve qualidade técnica, características táticas, aspecto pessoal fora do campo e o histórico de carreira.
O paraguaio Jorge Recalde e os uruguaios Facundo Castro e Barceló, por exemplo, foram contratados sem custos de aquisição e chegaram com passe definitivo — seja porque estavam em fim de contrato com seus ex-clubes ou por meio de rescisão amigável.
De forma oficial, o Ceará negou o interesse em Mauro Pittón.
Quem é o volante argentino Mauro Pittón?
Pittón iniciou a carreira profissional no Unión Santa Fé, da Argentina, onde atuou entre as temporadas de 2015 e 2019. Após uma breve passagem pelo San Lorenzo em 2020, o volante se transferiu para o Vélez Sarsfield no mesmo ano, clube que detém seus direitos atualmente.
Sem espaço no Vélez, Pittón conviveu com empréstimos nas últimas temporadas. Passou pelo Arsenal de Sarandí, Newell’s Old Boys e, de forma mais recente, no Central Córdoba. Todos os times são do futebol argentino — única liga que Pittón atuou em toda carreira.
Pelo Córdoba, se firmou como titular durante todo 2023 na campanha da equipe na primeira divisão argentina. Foram 41 jogos disputados e duas assistências.