Gerente de futebol da base do Ceará exalta formação de atletas: "Mais importante que títulos"
Em entrevista ao programa Esportes do POVO da Rádio O POVO CBN, o gerente de futebol da base do clube, Sandro Queiroz, direcionou o êxito do Vovô ao seu processo de formação de atletas, considerando mais importante que os títulos conquistadosCampeão estadual em quatro modalidades em 2023 e em fase de preparação para a Copa São Paulo de Futebol Jr, o Ceará foi um dos principais destaques nas categorias de base nordestinas em 2023. Em entrevista ao programa Esportes do POVO, da Rádio O POVO CBN, o gerente de futebol da base do clube, Sandro Queiroz, direcionou o êxito do Vovô ao seu processo de formação de atletas, considerando mais importante que os títulos conquistados.
“Isso é um trabalho de continuidade. Começamos esse trabalho em 2019 e, fora os títulos, que eu costumo falar que são a cereja do bolo, o mais importante é a formação. Nesse período, nós transitamos mais de 20 atletas da base para o profissional”, comentou.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Sandro discorreu sobre casos como o de Felipe Jonatan e do Arthur Cabral serem bastante comentados pelo rendimento esportivo alcançado pelos atletas, mas exaltou também que existem outros casos positivos, principalmente no âmbito financeiro. “Tem casos como o do Rick, que as pessoas não lembram que é um jogador formado na Cidade Vozão, mas que foi muito bem vendido”, completou o gerente.
Leia mais
“Esse trabalho de formação, eu repito, é mais importante que os títulos”, foi o ponto defendido por Sandro ao tratar esse trabalho de base. O diretor citou atletas como Lacerda, que muitas vezes não caem nas graças da torcida, mas se mostraram aptos para disputar diversos jogos de Série A.
Sandro Queiroz finalizou a fala reafirmando o compromisso com o crescimento das categorias de base do Alvinegro: “Quando nós fomos contratados, foi para isso, para a base do clube tornar-se conhecida nacionalmente como gestão, resultado e formação”.
Após conquistar o título de Campeão Brasileiro de Aspirantes em 2020 e vice-campeonato no ano seguinte, a base do Vovô levantou o troféu estadual na categoria Sub-20, ainda em 2021.
Em 2022, o Alvinegro dominou as categorias de base, sendo campeão estadual no Sub-13, Sub-15 e Sub-17, além de chegar às semifinais da Copa do Brasil Sub-20, feito inédito entre os clubes cearenses. Na atual temporada, a trajetória vitoriosa continuou com quatro títulos estaduais nas categorias Sub-15, Sub-17 (masculino e feminino) e Sub-20.