"Sinônimo do que é o Ceará Sporting Club": Alvinegro lamenta morte de Dimas Filgueiras
A confirmação do óbito foi anunciada nas primeiras luzes desta sexta-feira, 22 de dezembro, por meio das redes sociais de Vânia Filgueiras, filha do ícone do Vovô
09:20 | Dez. 22, 2023
Aos 79 anos, faleceu o emblemático “Soldado Alvinegro”, Dimas Filgueiras, ex-jogador e técnico do Ceará. A confirmação do óbito foi anunciada nas primeiras luzes desta sexta-feira, 22 de dezembro, por meio das redes sociais de Vânia Filgueiras, filha do ícone do Vovô. Em seu site oficial, o Ceará publicou uma mensagem de despedida, um lamento do falecimento de seu ídolo, intitulada como “O descanso eterno do Soldado Alvinegro".
O descanso do Soldado Alvinegro
"A bandeira que ele fez parte eterna de suas vestes se coloca a meio mastro, parecendo se curvar ao soldado quase como um sinal de reverência pelas batalhas em que foi defendida por ele. Camuflado em preto e branco, Dimas Filgueiras guerreou em todas as funções que pôde e, agora, só não parte para a eternidade, pois já o fazia no coração de todo torcedor do Ceará.
Atleta, treinador, acima de tudo, torcedor. Dimas se tornou um sinônimo do que é o Ceará Sporting Club. A virilidade e a seriedade que carregava em suas expressões e pareciam correr em suas veias o fizeram referência para todos que desejam ser grandes em Porangabussu.
Grandioso ao ponto de superar as injustiças da vida para ser considerado campeão, como quando nem mesmo um ato insensato de quem deveria buscar a justiça dentro de campo tiraram dele a pecha de vencedor que lhe cabia tão bem.
Como está escrito na bíblia, o soldado combateu o bom combate e, agora, para a tristeza dos que ficam, terminou sua corrida. Guardaremos a fé para termos o consolo por sua partida, exatamente como fazemos com tudo o que você construiu aqui.
Descanse em paz, ídolo!”
A causa da morte ainda não foi oficialmente esclarecida, mas é de conhecimento público que o Soldado Alvinegro enfrentava uma dura batalha contra o Alzheimer desde os anos 2015/2016.
Em abril deste ano, o Ceará decidiu entregar um sócio vitalício para os ex-jogadores que, de alguma forma, foram importantes e ajudaram a construir a longa história do clube. O nome do plano não poderia ser outro. “Eterno Soldado”, assim foi apresentado pelo presidente João Paulo e o diretor do Sócio Vozão, Veridiano Pinheiro.
Naquela ocasião, Veridiano afirmou que o Ceará, através deste movimento, demonstrava agradecimento e fazia questão de honrar os ex-atletas que foram importantes para a história do clube.
“O Ceará, vem neste momento, agradecer e honrar quem realmente respeitou a nossa camisa, quem realmente construiu a nossa história e nos deu felicidades na arquibancada”, disse