Ceará vence Fortaleza nos pênaltis e é tetracampeão do Cearense Feminino no Castelão
Com a conquista do tetracampeonato, o Ceará se isola como segundo time com mais títulos do Cearense Feminino, ficando atrás apenas do Caucaia, que tem seis troféus
21:17 | Nov. 29, 2023
O Ceará conquistou o tetracampeonato do Cearense Feminino nesta quarta-feira, 29, ao vencer o Fortaleza por 2 a 1 nos pênaltis, na Arena Castelão. No tempo normal, empate por 1 a 1, com gols de Priscilla, para as Leoas, e Bianquinha, para as alvinegras. Nas penalidades, Rebeca e Nathy converteram para as Meninas do Vozão.
Com a conquista do tetracampeonato, o Ceará se isola como segundo time com mais títulos do Cearense Feminino, ficando atrás apenas do Caucaia, que tem seis troféus. As alvinegras conquistaram o certame estadual em 2018, 2019, 2021 e 2023.
Fortaleza 1 (1) x (2) 1 Ceará
Diante do Ceará, as Leoas iniciaram a partida pressionando, concentrando a posse de bola e buscando impor seu ritmo de jogo. Logo aos 7 minutos, Pissaia recebeu na área e finalizou cruzado. Na tentativa de tirar, a zagueira Edna, das Meninas do Vozão, quase marcou contra.
Aos 13 minutos, Pissaia acionou Priscilla na área, a camisa 8 do Fortaleza saiu cara a cara com a goleira Yasmin, mas mandou por cima do gol.
O Ceará, por sua vez, concentrava a fase ofensiva pelo lado esquerdo, com Amália. O meio-campo das alvinegras era ineficiente, não conseguindo conectar os setores.
A pressão do Fortaleza durou toda a etapa inicial, até que aos 37 minutos, Natália conseguiu acionar Priscilla na área e a atacante finalizou cruzado para abrir o marcador para as Leoas.
A única finalização do Ceará no primeiro tempo veio com Jade, que fintou a defesa do Fortaleza, mas parou na goleira Kivia.
No retorno para a etapa decisiva, com a desvantagem no placar, as Meninas do Vozão passaram a pressionar as Leoas. O time de Erivelton Viana buscava envolver o Fortaleza com passes curtos, variando corredor, mas não conseguia criar chances de perigo.
Aos 7 minutos, as Leoas tiveram a oportunidade de ampliar o marcador, após a falha da goleira Yasmin. Jady tentou o corte, mas mandou contra o próprio gol, com a defesa alvinegra salvando em cima da linha.
A resposta do Ceará veio aos 9 minutos, em cobrança de falta com Jaque, mas a camisa 8 mandou por cima do gol de Kivia.
A equipe alvinegra manteve a pressão e, aos 16 minutos, Amália finalizou de fora da área, mas a goleira Kivia fez a defesa.
Sem conseguir criar oportunidades de gol, Erivelton Viana promoveu alterações na equipe. Bianquinha que entrou na vaga de Ju Oliveira, aproveitou o vacilo da defesa do Fortaleza e, aos 22 minutos, foi derrubada na área e a arbitragem assinalou pênalti. Na cobrança, a camisa 24 empatou a partida.
A equipe tricolor voltou a finalizar ao gol aos 30 minutos, com Pissaia, em cobrança de falta, mas a camisa 11 mandou por cima do gol.
O gol marcado por Bianquinha deu ânimo para as alvinegras, que seguiram pressionando as Leoas. Aos 34, Jady arriscou de fora da área e Kivia defendeu.
O equilíbrio tomou conta do confronto durante os minutos finais, levando a decisão do título do Cearense Feminino para os pênaltis.
Pênaltis
Nas penalidades, a goleira Laís Quesia defendeu duas cobranças e Rebeca e Nathy converteram para dar o título do Campeonato Cearense Feminino 2023 as Meninas do Vozão.
A arqueira alvinegra entrou em campo nos acréscimos do 2° tempo na vaga de Yasmin por decisão do técnico Erivelton Viana. A mudança também havia acontecido nas semifinais, quando o Ceará venceu o R4 nas penalidades.
Batedoras do Fortaleza: Silvana (perdeu), Karen (perdeu), Isa (gol), Pissaia (perdeu) e Natália (perdeu)
Batedoras do Ceará: Bianquinha (perdeu), Kaillany (perdeu), Rebeca (gol) e Nathy (gol)
Fortaleza x Ceará | Ficha Técnica
Fortaleza
4-3-3: Kivia; Isa, Silvana, Karena e Luna (Janyelle); Akhemi, Alanna (Larissa) e Pissaia; Priscilla (Victoria Moura), Deise (Aninha) e Natália. Técnico: Guilherme Giudice.
Ceará
4-3-3: Yasmin (Lais Quesia); Janaina, Edna (Cris), Nathy e Malu (Andressa); Lana, Jaque e Bia Santos (Kaillany); Jady (Rebeca), Amália e Ju Oliveira (Bianquinha). Técnico: Erivelton Viana.
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 29/11/2023 (quarta-feira)
Árbitro: Elizabete Esmeralda (CE)
Assistentes: Beatriz Ferreira (CE) e Ana Carolina Lima de Souza
Quarto Árbitro: Ingrede Santos (CE)
Quinto Árbitro: Camila Ferreira de Sousa (CE)
Gols: Priscilla (37'1°T) e Bianquinha (24'2°T)
Cartões amarelos: Ju Oliveira, Erivelton Viana, Janaina e Lana (Ceará) | Priscilla, Isa e Guilherme Giudice (Fortaleza)
Cartões vermelhos: N/A