Defesa sofre apagão e Ceará perde por 3 a 1 para o Vila Nova na Série B

Após arrancar o empate de 1 a 1 no primeiro tempo, o Vovô sofreu dois gols em dez minutos na etapa complementar e agora amarga sua 13ª derrota na competição

19:07 | Nov. 18, 2023

Por: Wanderson Trindade
Vila Nova e Ceará se enfrentaram pela Série B do Brasileirão. (foto: Israel Simonton/Ceará SC)

O Ceará conheceu sua 13ª derrota na Série B do Campeonato Brasileiro. Após sofrer um verdadeiro apagão no começo do segundo tempo, o Alvinegro perdeu por 3 a 1 para o Vila Nova, na noite deste sábado, 18 de novembro. Na partida realizada no estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, em Goiânia, Caio Dantas e Juan Christian (duas vezes) marcaram para os donos da casa; enquanto Bissoli descontou para os visitantes.

No início da partida, a típica pressão do mandante do jogo se fez valer. Ainda na luta pelo acesso à Série A de 2024, o Vila Nova tratou desde os primeiros segundos de tomar as ações ofensivas. Antes mesmo da primeira volta do ponteiro, os goianos conseguiram um escanteio, que foi cobrado pelo lateral Marcelinho. Em desvio de cabeça, a bola parou no travessão, mas na jogada seguinte morreu no fundo das redes do goleiro Bruno Ferreira.

Acionado em enfiada de bola por Caio Dantas, o centroavante Ronald avançou pela direita e mandou para o meio da pequena área. Desajeitado, Warley afastou mal e a bola foi parar no pé direito de Juan Christian, que chutou forte para abrir o placar. A vitória parcial colocava momentaneamente o Vila Nova no G4 a uma rodada para o fim do campeonato.

Mesmo com o baque sofrido logo de cara, o Ceará não se deixou abater e foi para cima. Garantindo mais posse de bola, o Vovô passou a ganhar campo e a mostrar para o Vila que não venderia fácil a derrota – apesar de não estar disputando mais nada na competição. Aos 34 minutos, Janderson tentou a sorte de fora da área, mas foi barrado pelo zagueiro Rodrigo Gelado, que desviou para escanteio.

Antes do tiro de canto, no entanto, o VAR entrou em ação e identificou um toque de mão do defensor. Foram cinco minutos de demora até o árbitro José Mendonça Júnior (PR) apontar para a marca da cal. Bissoli foi para a cobrança, deslocando o goleiro Dênis Júnior para a direita e chutando no meio.

Nos acréscimos, Erick Pulga conseguiu escapar pelo lado esquerdo e cruzar com perigo para o meio da área. Atento à jogada, porém, o goleiro Dênis Júnior ficou com a bola. Ainda antes de sair para o intervalo, o Vila desperdiçou grande vacilo da zaga alvinegra, que saiu mal e deu de presente uma chance dos goianos voltarem à frente do placar.

Na entrada da meia lua, Juan Christian chutou fraco no meio do gol para defesa tranquila de Bruno Ferreira – que salvaria o Ceará novamente minutos depois ao se esticar todo para barrar a finalização do volante Cristiano. O 1 a 1 perdurou até o árbitro apitar pela última vez aos 56 minutos.

Na volta do intervalo, um verdadeiro apagão tomou conta da defesa alvinegra. Aos 8 minutos, Juan Christian recebeu pela esquerda, cortando para dentro e batendo colocado para marcar um golaço. Sem chance alguma, Bruno Ferreira até pulou, mas a bola só descansou ao entrar pelo seu ângulo esquerdo.

Exatos dois minutos depois, Juan Christian novamente arriscou, mas desta vez o goleiro alvinegro defendeu, rebatendo para frente. Na sobra, Caio Dantas assinalou o terceiro dos donos da casa.

Com o 3 a 1 no marcador, os comandados de Vagner Mancini se lançaram ao ataque. Em contra ataque do Vila Nova, no entanto, Bruno Ferreira precisou sair da área, fazendo falta dura em Neto Pessoa. Por ser o último homem em uma chance clara de gol, o goleiro do Ceará foi expulso aos 36 minutos. Sem mais nenhuma substituição para realizar, o Vovô jogou o restante da partida com o atacante Saulo Mineiro debaixo das traves.

Mesmo com a improvisação do rival, o Vila Nova não conseguiu mais marcar. Ainda assim, celebrou bastante após o apito final, pois com a vitória e uma combinação de resultados, voltou para o G4 da Série B e, faltando apenas uma rodada para o fim da competição, agora só depende de si para se classificar para a elite do futebol nacional. Seu próximo adversário será o ABC, no Frasqueirão.

Já o Ceará finaliza sua participação no campeonato no estádio Presidente Vargas diante do Juventude. Todas as partidas da última rodada da Série B acontecem no próximo sábado, 25 de novembro, às 17 horas.