Com apoio de Evandro, conselheiros do Ceará assinam manifesto por reformulação da diretoria

A carta é encabeçada por Danilo Ferreira, ex-diretor do clube e ex-presidente do Projeto Ceará 2000, Pedro Gabriel Ponte, opositor de João Paulo Silva na eleição para o triênio 2023–2025, e Herbet Santos, vice-presidente do Conselho Deliberativo

20:13 | Out. 02, 2023

Por: Lucas Silva
Bandeira do Ceará no gramado no jogo Sport x Ceará, na Ilha do Retiro, pela final da Copa do Nordeste 2023 (foto: Rafael Ribeiro / CBF)

Com apoio do ex-presidente Evandro Leitão, mais de 60 conselheiros assinaram o manifesto, divulgado nesta segunda-feira, 2, pedindo a renovação da diretoria do Ceará Sporting Club. A carta é encabeçada por Danilo Ferreira, ex-diretor do clube e ex-presidente do Projeto Ceará 2000, Pedro Gabriel Ponte, opositor de João Paulo Silva na eleição para o triênio 2023–2025, e Herbet Santos, vice-presidente do Conselho Deliberativo.

<p><a href="https://whatsapp.com/channel/0029Va3euAR5PO0uTivy5M05" target="_blank">Clique aqui para seguir o canal de Esportes do <strong>O POVO</strong> no WhatsApp</a></p>

“Urge que o atual Presidente, João Paulo Silva, renove mentes e a administração do Clube reformulando sua Diretoria, oportunizando a outros torcedores trazerem novas ideias e força de trabalho”, cita um trecho do manifesto.

A carta ainda pede ao chefe do Executivo do Alvinegro de Porangabuçu que o clube caminhe para uma participação efetiva de sócio-torcedor, com a participação nas eleições do clube, não restringindo aos conselheiros. Além disso, os associados solicitam maior facilidade para “a aquisição do título de sócio-proprietário”.

O número de conselheiros que assinaram o manifesto corresponde a aproximadamente 19% do quadro.

Reformulação da diretoria

Nesta segunda-feira, 2, o presidente João Paulo Silva solicitou o esvaziamento das diretorias do Ceará. O processo de reformulação deve ser conduzido por um diretor-executivo que será contratado pelo dirigente alvinegro até, no máximo, a próxima semana.

Veja carta aberta do Conselho Deliberativo do Ceará S.C

“Neste momento crucial na trajetória gloriosa do nosso amado Ceará Sporting Club não podemos nos omitir e precisamos nos dirigir a todos, inclusive aos torcedores, motivo da existência do Clube.
Nossa história, rica em conquistas e paixão, é o alicerce sobre o qual nosso futuro promissor será construído. Hoje, mais do que nunca, é o momento de reacender a chama que nos move, de resgatar as raízes que nos fazem tão fortes e de olhar para frente com determinação e esperança. Somos uma nação apaixonada e que nunca se furtou de estar com o Alvinegro em nenhum momento de sua história, sejam bons ou ruins.

Entendemos plenamente os últimos anos vividos pelo Ceará Sporting Club. Da mesma forma reconhecemos os esforços de quem se dedica trabalhando pelo Clube, muitas vezes de forma voluntária. Contudo, estamos passando por um momento em que necessitamos de renovação, de oxigenação. O afastamento do torcedor ocorrido nesses últimos anos, bem como as poucas conquistas, têm atingido de forma marcante cada um de nós. Enquanto Conselheiros não podemos nos furtar de alertar, aconselhar e cobrar.

Urge que o atual Presidente, João Paulo Silva, renove mentes e a administração do Clube, reformulando sua Diretoria, oportunizando a outros torcedores trazerem novas ideias e força de trabalho. Sabemos que qualquer indivíduo estando durante muito tempo em um mesmo lugar, mesmo que de forma voluntária, acaba por cansar-se, o que pode gerar desgastes de todo tipo, até porque toma para si os espaços como se fossem seus. Tal situação ocorre em qualquer lugar.

Além disso, o Presidente tem que se mostrar aberto ao diálogo com o torcedor, pois somos “O Time do Povo”, e esse mesmo torcedor, que sempre carregou o Vozão nas costas, sente-se impotente e deixado de lado. A Reforma do Estatuto, que tem sido conduzida por uma equipe de juristas Alvinegros extremamente capacitados, deve caminhar em direção a uma participação efetiva do Sócio Torcedor, inclusive com direito a voto nas eleições para a Diretoria Executiva e que deve ter firme apoio do atual Presidente. A profissionalização da Diretoria urge, notadamente da Diretoria de Futebol, que deve ter qualidade inquestionável. O acesso facilitado para a aquisição de um título de Sócio Proprietário também deve ser colocado em pauta.

O que nós, Conselheiros que aderimos a esse Manifesto, queremos é somente que o Ceará Sporting Club volte a ser o que sempre foi, um Clube onde uma crise se acabava com um sopro. Como dizia Dr Eulino Oliveira, o “Ceará Unido é um Ceará imbatível”. Está nas mãos do atual Presidente ressignificar o seu caminho e mostrar-se do lado do torcedor. Talvez, a situação seja mais simples do que imaginamos.

O recomeço não é apenas uma oportunidade, é uma necessidade. Devemos abraçar as mudanças com coragem e determinação, acreditando no potencial infinito do nosso Ceará Sporting Club. Com base nos valores que nos definem — paixão, garra, respeito e trabalho duro — vamos construir um novo capítulo em nossa história, um capítulo marcado por vitórias e conquistas. O futuro do Ceará Sporting Club está em nossas mãos. Vamos escrever juntos um novo e brilhante capítulo na história do nosso Clube. Acreditem, apaixonem-se e vamos dar ao Ceará um destino Glorioso.”

Veja conselheiros que assinaram o manifesto

  1. Danilo Lopes Ferreira Lima
  2. Herbet Gonçalves Santos
  3. Pedro Gabriel Coelho Ponte
  4. Mauro Jefferson Martins da Silva
  5. Igor Saraiva Leão David
  6. Ismael de Lima Rossas
  7. Francisco Edmilson M.Bastos
  8. Wandick Landry Sobreira Cavalcanti
  9. Wandick Landry Sobreira Cavalcanti Filho
  10. Paulo Alexandre Negreiros de Andrade
  11. Ricardo Vieira
  12. Sheldon de Souza Meneses
  13. Arthur Douglas de Morais Pinho
  14. Carlos Eduardo Oliveira Aragão
  15. Robson Carvalho
  16. Mário David Magalhães Soares Fernande
  17. Raimundo Nonato Pereira da Costa
  18. Eduardo Humberto Benevides Ellery
  19. Fernando Oliveira Bezerra.
  20. Heraldo Humberto de Vasconcelos
  21. Kelvio Queiroz Karam
  22. Tiago Vieira Meireles de Freitas
  23. Rafael Oliveira Abitbol de Menezes
  24. Kaio César Sales Barreto Leitão
  25. Evandro Sá Barreto Leitão
  26. Guilherme Magalhães Furtado
  27. João Flávio Nogueira Jr.
  28. Márcio Carvalho Juaçaba Filho
  29. Joathan de Castro Machado
  30. Diego Carvalho Leitão
  31. Tiago Lourenço Costa Silva Santos
  32. Luiz Sérgio Menezes da Costa
  33. Paulo Rômulo Oliveira Crisóstomo
  34. Francisco Almino Leite de Menezes Jr
  35. Artur de Castro Silveira
  36. Zacarias Batista do Nascimento Júnior
  37. Alan Kélcio Figueirêdo Scipião
  38. Nilo Saraiva Filho
  39. Paulo Pontes Gurgel
  40. Francisco Odubio Pinheiro Neto
  41. Filipe Campos de Menezes
  42. Márcio José Albuquerque Cruz
  43. Kárcio Klévio Targino Soares
  44. Marcelo Lins Ferreira
  45. Francisco Rogério Facundo Filho
  46. Giovanni Passoa
  47. Galdino Oliveira Maia
  48. Nilo Weber Bayma Veloso
  49. Tancredo Holanda Tavares
  50. William da Costa Melo
  51. Francisco Feitosa Vilar Filho
  52. Evaldo Holanda
  53. Evandro Rocha Freire
  54. Paulo Vasconcelos
  55. Leonardo Dond
  56. Francisco César Machado
  57. Felipe Leitão Rocha
  58. Paulo Roberto Leitão de Vasconcelos
  59. Marcelo Cavalcante de Vasconcelos
  60. Janaína Queiroz
  61. David Dias de Albuquerque