Ex-zagueiro, Tiago Alves projeta início de trajetória como técnico na base do Ceará

O profissional comentou o processo para recomeçar no esporte após pendurar as chuteiras e a responsabilidade de levar o clube ao 3° título do Campeonato Cearense Sub-15

18:19 | Set. 07, 2023

Por: Lucas Silva
FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL, 23-08-2023: Cidade vozão e entrevista com Tiago Alves, ex-jogador do Ceará Sporting Club. (Foto: Fernanda Barros/ O Povo) (foto: FERNANDA BARROS)

O ex-zagueiro Tiago Alves iniciará a trajetória como treinador de futebol neste sábado, 9, às 9h30min (de Brasília), contra o Itarema, comandando o Ceará na 1ª rodada do Campeonato Cearense Sub-15. O mineiro, de 39 anos, encerrou a carreira em 2022, após disputar três partidas pelo Vitória-ES. Em entrevista ao Esportes O POVO, o profissional comentou o processo para recomeçar no esporte após pendurar as chuteiras.

“Eu sempre tive o sonho e o objetivo de permanecer no futebol. Falo que você tem que aliar a preparação com oportunidade. Sempre me preparei para essa parte de campo. Confesso que não imaginaria que já começaria como treinador, porém já me preparava para isso. Queria ter essa vivência na base, pedi oportunidade para aqui estar, estudei, me preparei. Em 2021, foi o último ano efetivo a longo prazo de uma temporada pela Jacuipense. Em 2022, eu fiquei na minha cidade mesmo, sou de Vitória, no Espírito Santo, eu estava ali com uns amigos e vi que não queria mais (continuar jogando). Chegou no limite. E teria que recomeçar, já estava estudando, fiz os cursos da CBF, as licenças, fiz networks, estágios e tive o convite daqui. Agora estou recomeçando aqui, com essa bagagem de atleta e acadêmico, mas criando uma carreira como treinador”, explicou.

Certificado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) com a Licença B, destinada a profissionais que atuam ou pretendem atuar na posição de treinador em nível de formação de atletas, em equipes de categoria de base de clubes e demais organizações do futebol, Tiago Alves realizou estágio no Palmeiras e no Mirassol, antes de ser convidado para assumir o posto de técnico do Sub-15 do Ceará.

“Fiz o pedido para participar (da base do Palmeiras) com o professor Rafael Paiva. Fiquei entre 20 e 25 dias, e foi uma faculdade para mim, poder estar vivenciando uma das melhores bases do Brasil. Pude acompanhar, ver o trabalho deles, e para mim foi muita qualidade. Também estive no Mirassol, um dos últimos clubes que estive, passei uns dias lá podendo captar informações, tendo essa vivência, para poder fazer essa transição para a base. Já tinha trilhado esse caminho, que queria começar pela base. Foi uma vivência muito legal. Agora é colocar em prática, ajudar o Ceará a conseguir os objetivos de clube e dos atletas também, como formação não de atletas apenas, mas de pessoas, de homens, e da minha formação também, de poder estar evoluindo como treinador”, comentou.

Com a camisa do Ceará, Tiago Alves terá a missão de levar ao clube ao 3° título do Campeonato Cearense. O Alvinegro de Porangabuçu é o atual campeão do Estadual Sub-15. Além disso, o ex-zagueiro tem a oportunidade de manter a hegemonia local da Cidade Vozão na base, que conquistou o Sub-17 e o Sub-20 em 2023.

“Somos o atual campeão do Sub-15. Quando você entra no Ceará, você sabe que precisará sempre brigar por títulos. A principal ambição, é formar atletas, poder projetar o maior número de atletas possíveis. Só que nesse contexto, precisamos entregar resultados. Somos cobrados por resultados. Vou devolver, mas de uma forma muito leve. Procuro fazer o dia a dia, não adianta pensar em título, se eu não construir o dia a dia. Estou construindo esse alicerce nesse grupo, remontando o Sub-15, para, se Deus quiser, começar o Estadual bem e terminar semelhantemente ao ano passado, brigando por título, podendo devolver essa confiança que me foi depositada”, pontuou.

Sistema de disputa do Campeonato Cearense Sub-15

O Campeonato Cearense Sub-15 reúne 17 equipes divididas em dois grupos (A e B) em turno único. Ao final da 1ª fase, oito times garantem vaga nas quartas de final, sendo cinco do Grupo A e três do Grupo B. As disputas serão em confrontos de ida e volta.

A partir da semifinal, os duelos serão em jogos únicos.

Veja participantes do Campeonato Cearense Sub-15

Grupo A:

  • Aliança
  • Anjos do Céu
  • Calouros do Ar
  • Ceará
  • Ferroviário
  • Floresta
  • Fortaleza
  • Itarema
  • Juazeiro
  • Pague Menos

Grupo B:

  • Alvinegro
  • Atlético
  • Estação
  • Juventus
  • LIDEP
  • Santa Cruz
  • São Gerardo