Ceará faz 1º tempo avassalador e vence Londrina por 3 a 1 pela Série B

Com o resultado, o Vovô embalou a segunda vitória consecutiva sob o comando de Vagner Mancini e agora soma 41 pontos na tabela de classificação da Segundona

23:28 | Set. 06, 2023

Por: Mateus Moura
Léo Santos comemora gol no jogo Ceará x Londrina, no PV, pela Série B 2023 (foto: AURÉLIO ALVES)

Em noite de Presidente Vargas lotado e atuação avassaladora nos 45 minutos iniciais, o Ceará se impôs diante do Londrina e venceu os visitantes por 3 a 1, com gols de Erick, Pagnussat e Léo Santos, em duelo válido pela 27ª rodada da Série B. O resultado marcou o segundo triunfo consecutivo de Vagner Mancini no comando do Vovô, que agora soma 41 pontos na tabela de classificação.

O treinador Vagner Mancini agora terá 11 dias livres de preparação antes do próximo compromisso do Vovô na Série B, que será contra o Novorizontino, fora de casa, no dia 18, uma segunda-feira. O duelo é um confronto direto entre as equipes pela zona de acesso à primeira divisão nacional.

Ceará x Londrina: o jogo

Em noite de Presidente Vargas lotado e atuação avassaladora nos 45 minutos iniciais, o Ceará se impôs diante do Londrina e venceu os visitantes por 3 a 1 ontem, em duelo válido pela 27ª rodada da Série B. O resultado marcou o segundo triunfo consecutivo de Vagner Mancini no comando do Vovô, que agora soma 41 pontos na tabela de classificação.

Em noite de Presidente Vargas lotado e atuação avassaladora nos 45 minutos iniciais, o Ceará se impôs diante do Londrina e venceu os visitantes por 3 a 1 ontem, em duelo válido pela 27ª rodada da Série B. O resultado marcou o segundo triunfo consecutivo de Vagner Mancini no comando do Vovô, que agora soma 41 pontos na tabela de classificação.

O clima de caldeirão criado pela torcida do Ceará na arquibancada foi, também, a tônica do desempenho do time dentro de campo. Intenso e organizado, o Alvinegro de Porangabuçu não quis passar por grandes emoções contra o Londrina e tratou de resolver o jogo logo no primeiro tempo, momento em que os comandados de Mancini foram avassaladores.

Assim como foi diante do Criciúma, o treinador alvinegro armou o Ceará de forma bem ofensiva. O intuito era claro: sufocar o adversário e abrir o placar cedo, estratégia que voltou a funcionar. Com Léo Santos de volante, o Vovô se organizou no 3-2-5 nos momentos em que tinha a posse de bola, mantendo assim pelo menos sete jogadores no campo defensivo do Londrina, postura que encurralou os visitantes.

O Ceará precisou de apenas cinco minutos para estufar as redes. Erick — grande destaque individual do time na partida —, aproveitou sobra da bola após cobrança de escanteio e, com um toque sutil, abriu o placar. Pagnussat e Léo Santos, embora zagueiros de origem, ocuparam a área como exímios centroavantes e fizeram os outros dois tentos do Alvinegro, aos 28 e 39 minutos, respectivamente, ambos ainda durante a primeira etapa.

Quando o placar estava 1 a 0, porém, o Londrina chegou a empatar em cobrança de pênalti convertido por João Paulo aos 22 minutos. Apesar do susto, o time cearense não se abateu, manteve o controle das ações do jogo e seguiu envolvendo o Tubarão. A postura da equipe, inclusive, é algo a se destacar positivamente.

Diferente de outros confrontos, onde o Vovô saiu na frente mas recuou de forma exagerada e sofreu o restante do duelo — em alguns deles amargando empates —, com Mancini o tom foi diferente. Mesmo nos momentos em que tinha a vantagem no placar, os jogadores mantiveram o ímpeto e não abdicaram de jogar. O Alvinegro soube se impor e, principalmente, sustentar.

Outro trunfo de Mancini em sua chegada foi a capacidade de montar, mesmo com um curto espaço de tempo, uma equipe titular coesa e equilibrada. Para isso, o treinador resgatou jogadores que sequer vinham sendo relacionados, como Léo Santos e Castilho, peças que corresponderam e fizeram ótimas atuações nos dois últimos confrontos.

A atmosfera, antes de pressão, frustração e protestos, mudou. As vitórias e o bom desempenho trazem novas perspectivas para o Vovô na Série B, que se coloca na disputa pelo G4. A missão não é fácil e será preciso embalar mais triunfos, mas o Ceará demonstrou que pode chegar.

Ceará 3x1 Londrina: ficha técnica

Ceará
4-3-3: Bruno Ferreira; Warley, Tiago Pagnussat, David Ricardo e Paulo Victor (Barcelos); Léo Santos, Guilherme Castilho e Jean Carlos (Breno); Barletta, Erick e Nicolas (Bissoli). Téc: Vagner Mancini.

Londrina
4-3-3: Neneca; Ezequiel (Rodrigo), Luan Freitas (Guilherme Lacerda), Gabriel e Marcos Pedro; João Paulo, Fabrício Baiano (Moisés) e Ariel (Diego Jardel); William Barbio, Higor Leite (Everton) e Iago Dias. Téc: Eduardo Souza.

Local: Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza/CE
Árbitro: Bruno Mota Correia/RJ
Assistentes: Carlos Henrique Alves de Lima Filho/RJ e Thayse Marques Fonseca/RJ
VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda/RJ
Gols: Erick (5’ 1t), João Paulo (22’ 1t), Pagnussat (28’ 1t), Léo Santos (39’ 1t)
Cartões amarelos: Barletta (Ceará)/ Ezequiel, Moisés, Rodrigo e João Paulo (Londrina)
Público total: 17.799
Renda bruta: R$ 154.750,00