Chance de acesso do Ceará sobe para 10,1% após vitória contra o Criciúma, aponta UFMG
Alvinegro ganhou uma posição depois de triunfo sobre os catarinenses e agora ocupa o décimo lugar na tabela, com 38 pontos
11:28 | Set. 04, 2023
O Ceará venceu o Criciúma-SC por 1 a 0 no último sábado, 2, na Arena Castelão, em partida válida pela 26ª rodada da Série B. Com o resultado, a chance de acesso do Vovô para a Série A do Campeonato Brasileiro subiu de 6,5% para 10,1%. Os dados são do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O gol do Alvinegro na estreia de Vagner Mancini foi anotado pelo atacante Chrystian Barletta, logo nos primeiros minutos. Após o resultado, o clube cearense ganhou uma posição e passou a ocupar o décimo lugar na classificação, com 38 pontos. A primeira equipe entre os quatro primeiros é o próprio Criciúma, que soma 44.
Assim, uma vitória dos catarinenses teria deixado a situação mais complicada para o time de Porangabuçu. A distância para o G4, que é de seis pontos, teria aumentado para dez, visto que o Criciúma iria a 47 e o quarto colocado passaria a ser o Novorizontino-SP, com 45.
A média histórica de acesso indica uma pontuação necessária de 63. Segundo cálculos da UFMG, atingir esse marco neste ano representa aproximadamente 89,4% de probabilidade de subida. Para alcançar o número em questão, o Ceará precisa somar 25 pontos em 12 jogos.
Briga pelo G4
No FutCast, podcast esportivo do O POVO que vai ao ar toda segunda-feira, o comentarista e estatístico Thiago Minhoca dividiu os clubes da Série B que brigam pelo acesso em quatro blocos.
O líder Vitória-BA aparece sozinho no primeiro grupo, pois tem ao menos uma rodada de vantagem pela pontuação. Depois, surgem Sport-PE, Novorizontino, Criciúma, Juventude-RS e Guarani-SP. Nesse bloco, cada rodada pode definir mudanças nas posições.
O terceiro grupo tem Vila Nova-GO e Atlético-GO. O primeiro vem em baixa após duas derrotas seguidas, enquanto que o segundo está em alta e conquistou 13 dos últimos 15 pontos possíveis.
No quarto bloco, composto por equipes com pouca possibilidade de erro, estão CRB-AL e Ceará. Os alagoanos somaram 15 pontos nos últimos 21 que disputaram.
"O Ceará tem uma margem muito pequena para erro, dois, três jogos que pode deixar escapar o resultado. A pontuação da Série B neste momento está muito próximo da média (histórica), aliás está na média do 4º colocado, o que pode indicar uma redução dessa pontuação. Mas como todo mundo que vem logo atrás está com pontuação alta, não vou duvidar de um 5º lugar, 6º, ter 62, 63 pontos. São muitas equipes com muitos pontos. A cada rodada, com confrontos diretos acontecendo, pode fazer a pontuação crescer mais ainda", ressaltou Thiago Minhoca.
A próxima partida do Vovô é contra o Londrina-PR, na quarta-feira, 6, às 21h30min, no Estádio Presidente Vargas.