Ceará reduz chance de acesso para menos de 10%, aponta UFMG

Cálculos da universidade apontam que a probabilidade de acesso do Vovô gira em torno de 7%. Equipe empatou com a Ponte Preta por 1 a 1 neste domingo, na Arena Castelão

10:55 | Ago. 21, 2023

Por: Esaú Souza
Saulo Mineiro durante empate do Ceará com a Ponte Preta por 1 a 1, pela Série B do Campeonato Brasileiro (foto: FÁBIO LIMA)

O Ceará empatou com a Ponte Preta-SP em 1 a 1 neste domingo, 20, na Arena Castelão, em partida válida pela 24ª rodada da Série B. O resultado deixou o clube de Porangabuçu a oito pontos do Vila Nova-GO, quarto colocado. Segundo cálculos realizados pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a chance do Alvinegro de retornar para a Série A é de 7,3%.

As estatísticas apontam que o clube com mais possibilidades de ir à elite é o Vitória-BA, com 87,8%. Em seguida, aparece o Sport-PE com 77,8%. Novorizontino-SP e Vila Nova-GO, que completam o G4 do torneio, surgem somando, respectivamente, 51,2% e 44,9%.

Na rodada anterior, quando perdeu para o Vitória-BA por 1 a 0, o Alvinegro somava 9,6% de probabilidade de voltar à Primeira Divisão.

Apesar da situação difícil em relação ao grupo dos quatro primeiros, o Ceará tem perspectivas baixíssimas de ser rebaixado para a Série C. Os cálculos da UFMG apontam que a possibilidade é de 0,30%. O ABC-RN, último colocado do certame, tem 98,2% de chance de cair.

O Vovô ocupa o décimo lugar da Segundona, somando 34 pontos. O Vila Nova, que atualmente está na quarta colocação, tem 42. O próximo compromisso alvinegro será neste sábado, 26, contra o Tombense-MG, às 17 horas. A partida será realizada em Minas Gerais.