Presidente de clube espanhol visita CT da base do Ceará; clubes discutem parceria
Em 2023, um observador do Fulham, da Inglaterra, e um diretor e observador do Athletic Bilbao, da Espanha, também estiveram na Cidade Vozão. Até o momento, não há mais visitas programas de funcionários do exterior ao CearáO presidente Felipe Moreno, do Real Murcia, da 3ª divisão da Espanha, esteve na Cidade Vozão, em Itaitinga (CE), nesta terça-feira, 15, para conhecer as instalações das categorias de base do Ceará.
A visita do dirigente espanhol visa aproximar o trabalho desenvolvido na Cidade Vozão do Velho Continente, com um programa de intercâmbio de atletas do clube brasileiro, assim como de jogadores do exterior. Atualmente, o Ceará conta com dois atletas estrangeiros: os ganeses Stanley Boateng Osei (zagueiro) e Steven Nufour (volante) — o Real Murcia também trabalha com atletas africanos nas categorias de base.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O Esportes O POVO apurou que há otimismo da cúpula alvinegra para uma possível parceria entre os clubes. Em 2023, um observador do Fulham, da Inglaterra, e um diretor e observador do Athletic Bilbao, da Espanha, também estiveram na Cidade Vozão. Até o momento, não há mais visitas programas de funcionários do exterior ao Ceará.
Leia mais
Viagem à África
Dirigentes da base do Ceará pretendem viajar à África em novembro para conhecer o projeto encabeçado por empresários brasileiros que vem recebendo atenção do futebol do Brasil. No cenário nacional, por exemplo, equipes do eixo sul-sudeste foram pioneiras na busca por atletas da região, com o São Paulo tendo o volante King Faisal no plantel, um dos destaques das categorias juniores do Tricolor Paulista.
Os ganeses Stanley Boateng Osei e Steven Nufour contratados pelo Ceará para integrar o elenco do Sub-20, tornaram o clube o 1° do Nordeste a investir em jogadores africanos. O zagueiro e o volante, inclusive, somam passagens pelo Sub-20 da Seleção de Gana.
A visita de Felipe Moreno, por exemplo, foi motivada pela contratação dos ganeses. O dirigente espanhol ficou impressionado com a estrutura ofertada pelo clube à base.
Referência no Nordeste
A visita de funcionários de clubes do exterior respalda o Ceará como referência no trabalho desenvolvido em prol das categorias de base no Nordeste. Desde 2019, o clube revelou inúmeros atletas para o mercado nacional e internacional, como o lateral-esquerdo Felipe Jonatan, o zagueiro Marcos Victor, o meio-campista Raul e os atacantes Artur Victor (Palmeiras), Rick (Ludogorets) e Arthur Cabral (Benfica).
Nesta terça-feira, 15, o Esportes O POVO apurou que o zagueiro David Ricardo, destaque do clube na Série B, entrou na mira do Gil Vicente, de Portugal. A proposta milionária, no entanto, foi recusado pela diretoria alvinegra.
Em 2023, o Ceará segue como líder do ranking realizado pelo portal DaBase. Recentemente, o clube chegou a duas finais de Campeonato Brasileiro de Aspirantes (Sub-23), conquistando o título em 2020, foi semifinalista da Copa do Brasil Sub-20, sendo derrotado pelo Flamengo, e empilhou títulos estaduais do Sub-13 ao Sub-20.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente