Guto elogia estreia de Saulo Mineiro no Ceará: "Trouxe um acréscimo ofensivo importante"

O treinador do Vovô conversou com a imprensa após a vitória por 1 a 0 sobre o ABC, na noite deste domingo, 6

10:52 | Ago. 07, 2023

Por: Guilherme de Andrade
Técnico Guto Ferreira em treino do Ceará no estádio Carlos de Alencar Pinto, em Porangabuçu (foto: Felipe Santos/cearasc.com)

A vitória por 1 a 0 contra o ABC, na noite deste domingo, 6, marcou a reestreia de um atleta bastante identificado com o torcedor do Ceará. O atacante Saulo Mineiro, depois de uma passagem pelo futebol japonês, voltou a vestir a camisa do Vovô e, de quebra, já marcou um gol. Em coletiva após o jogo, o técnico Guto Ferreira elogiou a exibição do atleta em sua primeira partida desde o retorno.

“O Saulo, todo mundo sabe dos pontos fortes dele. É um cara extremamente explosivo, no bom sentido. Jogador muito rápido, muito forte. Ele cresceu muito em qualidade técnica nessa passagem pelo Japão. Jogador que já era de muito bom nível e voltou num patamar maior ainda. Foi um jogador com situações muito interessantes no jogo. Fez 1 a 0 logo de início, fez o segundo gol (anulado), chutou uma bola na trave. Ele trouxe um acréscimo ofensivo muito importante.”

Para Guto Ferreira, a evolução do Ceará desde a sua chegada é evidente. O treinador destacou a melhora no setor de criação da equipe e, também, no sistema defensivo. O comandante ainda ressaltou em qual parte o time precisa melhorar.

“Se você olhar as estatísticas da equipe, de onde a equipe tinha problemas, e os problemas que a equipe apresenta hoje, eu posso cravar a evolução sim da equipe. Em chances claras de gol, nos últimos oito jogos, acho que em um ou dois nós não tivemos mais chances claras que o nosso adversário. Fechou a torneira dos gols tomados. A gente vem com uma defesa cada vez mais sólida, com um jogo mais construído. Falta a gente conseguir ter o último terço do campo.”

Se engana quem acha que o ABC é um adversário frágil e fácil de ser superado devido a posição que ocupa na tabela de classificação da Série B (lanterna). Guto Ferreira tratou de ressaltar a dificuldade que é vencer o time potiguar.

“Eles (ABC) têm 13 derrotas na competição. Com exceção da última partida, eles vinham de sete empates. Dessas 13 derrotas, só três foram com mais de um gol. Então é uma equipe que não desiste nunca. É uma equipe muito intensa, que não desiste, que briga, que vende muito caro a derrota.”

Acertado com o São Paulo para a próxima temporada, o atacante Erick tem sido alvo de críticas por parte dos torcedores do Ceará por conta do momento irregular na temporada. Para Guto Ferreira, a oscilação do atleta se dá pelo alto nível de auto-cobrança.

“As cobranças no nível que passa a ter por causa de uma tomada de decisão (pré-contrato com o São Paulo), tem pesado na cabeça dele. Isso tem pressionado ele a fazer muito bem feito. O que eu acho que tem acontecido é isso. É ele se pressionando a mostrar ao torcedor que ele está no Ceará, que ele quer subir o Ceará, que ele quer ser um jogador de destaque nesse acesso do Ceará. Ele tá se cobrando tanto, que isso tá passando um pouco do ponto, tá trazendo uma ansiedade quando erra uma bola.”