Final do Nordestão coloca Morínigo e Enderson Moreira frente a frente pela 4ª vez

O último confronto dos dois treinadores foi em fevereiro. Na ocasião, Morinigo levou a melhor na partida válida pela fase de grupos da Copa do Nordeste. O Vovô venceu o Sport por 3 a 2

14:40 | Abr. 19, 2023

Por: O Povo
Gustavo Morínigo foi demitido do Ceará após início ruim na Série B (foto: Felipe Santos/cearasc.com)

Ceará e Sport dão início a decisão da Copa do Nordeste, na Arena Castelão, nesta quarta-feira, 20. O primeiro jogo da final será apenas o quarto confronto entre os treinadores. Das três vezes que Gustavo Morínigo e Enderson Moreira se enfrentaram, uma delas ocorreu neste ano pela própria competição. Em outras duas ocasiões, os comandantes treinavam outras equipes.

O último confronto dos dois treinadores foi em fevereiro. Na ocasião, Morinigo levou a melhor na partida válida pela fase de grupos da Copa do Nordeste. O Vovô venceu o Sport por 3 a 2, sendo essa a única derrota de Enderson no comando do Leão da Ilha em 2023.

Nos dois encontros anteriores, os técnicos estavam defendendo as cores de outras equipes. Em ambas, o atual treinador do Sport levou a melhor.

O primeiro confronto dos dois foi em fevereiro de 2021, quando Enderson treinava o Fortaleza e Morínigo comandava o Coritiba. Em partida válida pela Série A do Campeonato Brasileiro 2020, o Leão venceu o Coxa por 3 a 1.

O segundo embate entre os dois foi em agosto de 2021, em duelo válido pela Série B, com Morínigo ainda no comando do Coritiba e Enderson no Botafogo. O Glorioso superou o Coxa pelo placar mínimo, dando mais uma vitória para Enderson no confronto particular entre os treinadores.

Na atual temporada, os técnicos possuem bons números. Gustavo Morínigo conta com apenas quatro derrotas em 22 jogos com o Vovô em 2023. O técnico paraguaio se classificou para as finais do Campeonato Cearense e da Copa do Nordeste. A eliminação para o Ituano-SP na segunda fase da Copa do Brasil e o vice-campeonato no estadual, quando perdeu o título para o rival Fortaleza, foram os pontos mais delicados desse início de temporada do Alvinegro de Porangabuçu.

Já Enderson conquistou 19 vitórias em 24 partidas no comando do Sport. A única derrota no ano é justamente para o Ceará. O clube disputa os títulos do Campeonato Pernambucano e da Copa do Nordeste. O time também busca a classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil. No primeiro jogo da terceira fase, o Leão da Ilha empatou em 3 a 3 com o Coritiba. Com 60 gols em 2023, o Rubro-Negro pernambucano possui o melhor ataque do Brasil na temporada.

Primeiro título dos treinadores nos clubes

O título da Copa do Nordeste é muito desejado pelos dois clubes e por seus treinadores. A conquista do Nordestão pode ser o primeiro título de Morínigo pelo Ceará, assim como pode representar o primeiro de Enderson no Sport.

O técnico do Leão, porém, pode se sagrar campeão do Campeonato Pernambucano já no sábado, 22, diante do Retrô. O Rubro-Negro venceu o primeiro jogo da final por 2 a 1 e leva vantagem no segundo encontro.
.
A final do Nordestão promete ser bastante equilibrada e disputada. O confronto decisivo da primeira final da Copa do Nordeste já conta com mais de 50 mil torcedores confirmados.

Duelos entre Morínigo e Enderson:

Fortaleza 3 x 1 Coritiba - Série A do Campeonato Brasileiro 2020
Coritiba 0 x 1 Botafogo - Série B do Campeonato Brasileiro 2021
Ceará 3 x 2 Sport - Fase de grupos da Copa do Nordeste 2023

Giovana Feitosa/Especial para O POVO