Ceará tem pena convertida e receberá público de mulheres e crianças na Série B
Com a nova determinação, o clube deverá jogar com portões fechados apenas três das seis partidas restantes de punição
12:47 | Abr. 14, 2023
O Ceará teve pedido de conversão da pena de perda de mando parcialmente deferido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD). Com a nova determinação, o clube deverá jogar com portões fechados apenas três das seis partidas restantes de punição. Além disso, nos últimos três jogos poderá ter mulheres não vinculadas às torcidas organizadas e crianças de até 12 anos nas arquibancadas.
O Alvinegro do Porangabuçu terá ainda de fazer uma doação no valor de R$ 30 mil divididos entre seis instituições indicadas pelo STJD. O clube foi punido em razão das invasões de campo ocorridas na Arena Castelão na partida contra o Cuiabá, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2022.
O Ceará havia recebido pena, em primeira instância, de multa de R$ 100 mil e seis jogos com portões fechados. Após entrar com recurso, a multa foi mantida, a perda de mando de campo foi elevada para oito partidas e o clube ficou sem direito à carga de ingressos como visitante.
Leia mais
Após dois jogos como mandante com portões fechados, o Ceará ingressou com pedido de conversão dos seis jogos restantes sugerindo três com a presença de público feminino e infantil sem a venda de ingressos e os últimos três convertidos em medida de interesse social com doação para instituições de caridade. O pedido foi analisado pelo presidente do STJD, Otávio Noronha, que deferiu apenas os três últimos sob a justificativa:
“Em vista dos princípios da razoabilidade e da proporcionalidade, e visando atingir o aspecto pedagógico para além do simplesmente punitivo, de maneira excepcional, defiro parcialmente o pedido e oportunizo ao Clube Requerente o cumprimento da pena de perda de mando das três últimas partidas”, informou o presidente do STJD.
Com a decisão, o Ceará poderá receber o público determinado pelo STJD nas seguintes partidas na Série B: Grêmio Novorizontino (26/5), Chapecoense (30/5) e CRB (9/6).
Ceará entrará com novo pedido
O Ceará entende que faltou clareza quanto à carga de ingressos em jogos do Ceará como visitante, conforme informou o clube por meio da assessoria. O clube considera ainda a dosimetria da conversão não razoável e, portanto, fará novo pedido para reconsideração da decisão.