Ceará converteu 90% das cobranças de pênaltis durante o tempo normal em 2023
O Alvinegro de Porangabuçu teve dez pênaltis na atual temporada e acertou nove. Apenas Guilherme Castilho desperdiçou uma cobrançaO aproveitamento do Ceará em pênaltis, batidos durante o tempo normal de jogo, é positivo na atual temporada. Com o gol de Danilo Barcelos na tarde do último sábado, 1º de abril, na derrota por 2 a 1 para o Fortaleza, o Alvinegro de Porangabuçu converteu 90% das cobranças em 2023.
Se nas disputas de pênaltis as recordações não têm sido favoráveis para os torcedores do Vovô nos últimos anos, o mesmo não pode ser dito quando as cobranças são realizadas durante os 90 minutos, sobretudo na atual temporada. Até aqui, o Vovô converteu nove das dez penalidades no tempo normal de jogo em 2023.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Cinco atletas diferentes bateram os pênaltis do Alvinegro nesta temporada. Cobrador oficial da equipe, Erick converteu todas as suas quatro cobranças. Jean Carlos, Vitor Gabriel e Danilo Barcelos também tiveram êxito na única oportunidade que cada um teve.
Por outro lado, o meio-campista Guilherme Castilho foi o único atleta do Ceará que desperdiçou uma cobrança de pênalti nesta temporada. Das três chances que surgiram, o camisa 99 perdeu uma e converteu duas. O erro ocorreu na vitória por 5 a 2 sobre o Fluminense-PI, fora de casa, pela quinta rodada da Copa do Nordeste.
O time que mais cedeu pênaltis ao Ceará foi o Fortaleza. O time tricolor cometeu uma infração dentro da grande área em todos os quatro Clássicos-Rei de 2023. Todas as penalidades foram executadas com sucesso pelo Vovô.
As outras seis penalidades foram divididas entre três equipes: Fluminense-PI (3), Guarani de Juazeiro (2) e CRB (1).
Fantasma das disputas de pênaltis
Mesmo com o bom aproveitamento em cobranças durante o tempo normal de jogo, o Ceará segue com dificuldades quando se trata de disputas de pênaltis. Na eliminação para o Ituano na segunda fase da Copa do Brasil de 2023, o Vovô perdeu para a equipe paulista nas penalidades por 4 a 2.