Evandro Leitão lidera articulações sobre presidente do Ceará; saiba bastidores

Ex-presidente da Executiva e do Conselho Deliberativo do Alvinegro assume papel ativo em discussões para definição de candidato. Ex-diretor Sérgio Costa é cotado

As últimas movimentações na política interna do Ceará, que envolveram a eleição do Conselho Deliberativo e a renúncia de Robinson de Castro, tiveram participação direta de Evandro Leitão. E será assim nos próximos passos também. O Esportes O POVO apurou que o ex-presidente do clube assumiu papel ativo nas articulações para definição do futuro mandatário e já tem nomes de confiança em vista para o cargo.

Presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual estava afastado dos bastidores do Alvinegro nos últimos meses, como reconheceu em entrevistas. A intenção, inclusive, era não manifestar apoio a nenhuma chapa no pleito do Conselho, já que era o então mandatário do órgão e estava deixando o cargo — antes disso, tinha comandado a diretoria executiva de 2008 a 2015.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

No entanto, a partir do cenário indefinido e das brigas judiciais que adiaram a eleição em mais de uma oportunidade, Evandro voltou à ação. Promoveu conversas com os candidatos Danilo Lopes e Jamilson Veras em busca de uma composição, chegou a apoiar o primeiro na reta final — o que movimentou a política alvinegra — e, por fim, conseguiu um nome de consenso: José Barreto de Carvalho Filho.

Em paralelo, o ex-presidente da diretoria e do Conselho Deliberativo conversou com Robinson de Castro sobre a renúncia. Evandro não poupou críticas à temporada de 2022 do Ceará e considerava que era necessário uma virada de página, o que incluía a saída do mandatário, que fora seu vice e o sucedeu à frente do clube. Com a definição da chapa do Conselho, Robinson aceitou entregar o cargo.

"Semana passada, estive com o Evandro para buscar uma alternativa de tentar unificar e evitar uma disputa eleitoral entre duas chapas. Nós conseguimos montar uma possibilidade, claro, com a conivência das chapas que estavam disputando, de encontrar um modelo de evitar essa disputa, a continuidade dessa briga, dessa divisão, que dividiu o Conselho, e tentar unificar para que eu também pudesse... Permitisse, até com minha saída, ter mais tranquilidade para interinidade de quem vai ficar aqui, que é o Carlos Moraes", relatou Robinson de Castro no pronunciamento de renúncia.

Evandro Leitão esteve em Porangabuçu na noite da última quinta-feira, 9, para passar o bastão à nova gestão do Conselho e afirmou ser um momento de reconstrução do Vovô.

"Eu, de alguma forma, me sinto aliviado, tendo em vista essa repacificação do Ceará, que, sem sombra de dúvida, vai ter a condição de ter mais tranquilidade, com uma união maior, desempenhar melhor o nosso trabalho. É um ciclo que se encerra e eu só tenho que agradecer. Sou um apaixonado pelo clube, não deixarei de ser torcedor, pelo contrário. Estarei aqui dentro sempre quando for chamado para ajudar naquilo que for necessário", disse à Vozão TV.

Nova articulação pela frente

Com a renúncia de Robinson, o 2º vice-presidente Carlos Moraes — que também já tinha sido vice de Evandro — assumiu o Ceará. O estatuto prevê que nova eleição para a diretoria executiva deve ser convocada em até 90 dias. O prazo real deve ser inferior a este, o que já mobiliza conversas e reuniões nos bastidores do Alvinegro.

Mais uma vez, Leitão usará o capital político e a linha aberta de diálogo com as diferentes alas para montar uma chapa para o pleito. O ex-dirigente se articula junto a aliados e já colocou nomes em pauta para uma possível candidatura à presidência do clube.

Sérgio Costa, ex-diretor financeiro e comercial do Ceará
Sérgio Costa, ex-diretor financeiro e comercial do Ceará (Foto: Divulgação/Ceará SC)

O ex-diretor financeiro e comercial do Ceará, Sérgio Costa, é o principal cotado pelo grupo. Sérgio, que atualmente é responsável pela parte comercial da Federação Cearense de Futebol (FCF), foi dirigente do Alvinegro na gestão de Evandro e administrava as lojas SouMais. A saída da FCF para concorrer ao cargo não seria um empecilho. A informação foi divulgada pelo Blog do Kempes e confirmada pelo Esportes O POVO.

Kaio Leitão, filho de Evandro, também teve o nome ventilado. Jovem, ele é visto como um conselheiro da nova geração e realizou cursos de futebol na CBF Academy. O pai, entretanto, descartou a presença dele em um cargo de gestão no clube neste momento.

João Paulo Silva, diretor financeiro do Ceará e principal aliado de Robinson de Castro, não é o nome preferido deste grupo para a presidência e precisaria do apoio de outras alas. O dirigente é considerado um nome capacitado para a função até por opositores e com conhecimento geral do cenário atual em diversos setores do clube.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

ceara sporting club ceara time futebol evandro leitao bastidores politica eleicao presidente sergio costa kaio leitao joao paulo silva robinson de castro conselho deliberativo diretoria executiva

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar