Robinson de Castro assina carta de renúncia e deve oficializar saída do Ceará nesta quinta

A carta de renúncia já foi assinada e será lida nesta quinta-feira, 9, durante as eleições do Conselho Deliberativo

A era Robinson de Castro no Ceará está prestes a ser encerrada. O Esportes O POVO apurou que o atual presidente do Alvinegro já assinou a carta de renúncia do cargo, documento este que será lido durante a eleição do Conselho Deliberativo nesta quinta-feira, 9, em Porangabuçu.

Com a saída de Robinson de Castro da presidência, Carlos Moraes, segundo vice-presidente, assume o cargo — Humberto Aragão, que era primeiro vice, renunciou à posição no fim de 2022. O novo presidente do Conselho Deliberativo, que será José Barreto de Carvalho Filho, tem 90 dias para convocar uma nova eleição da diretoria executiva.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Alguns nomes, inclusive, foram discutidos internamente. João Paulo, atual diretor financeiro do Vovô, é o principal cotado para assumir a presidência do clube, enquanto Caio Leitão, filho de Evandro Leitão, é o favorito para ser vice-presidente.

A era Robinson de Castro

Pelo Vovô, Robinson de Castro conquistou o acesso para a Série A do Brasileirão em 2017, o bi-campeonato cearense em 2017 e 2018, além do título da Copa do Nordeste de 2020. Foram cinco temporadas consecutivas na elite nacional, com duas classificações conquistadas para a Sul-Americana.

O péssimo desempenho no último ano, potencializado pelo rebaixamento do Ceará para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro, abalaram a relação de Robinson de Castro com a torcida do Vovô. Virou comum, em jogos ou ações na rua, protestos pedindo a renúncia do mandatário. A situação tornou-se insustentável.

Robinson de Castro deixa o Ceará após quase oito anos como presidente. O mandatário assumiu o clube em 2015 no lugar de Evandro Leitão - naquele ano, Robinson era vice-presidente. Desde então, o executivo esteve à frente do cargo por dois triênios, além da última temporada, que representou o início do terceiro mandato no Alvinegro e iria até 2024.

Eleições do Conselho Deliberativo

O Esportes O POVO apurou na última segunda-feira, 6, que deve haver uma composição para que seja aclamada chapa única na eleição do Conselho Deliberativo. Os grupos concorrentes liderados por Jamilson Veras e Danilo Lopes se reuniram e concretizaram a decisão.

Para a chapa única do Conselho Deliberativo, Jamilson Veras e Danilo Lopes, que concorriam para presidência, não fazem parte. A nova composição deverá ser formada por José Barreto de Carvalho Filho (presidente), Herbet Gonçalves (1º vice-presidente), Márcio Forti (2º vice-presidente), Castelo Camurça (secretário geral) e Joathan Machado (secretário adjunto).

Com informações de Brenno Rebouças.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar