Evandro rechaça mudança em comissão eleitoral do Ceará: "Não possui legitimidade"
Atual presidente do Conselho Deliberativo do Vovô afirmou que a reunião extraordinária desta terça-feira, 10, é ilegal e está à margem do estatutoA novela envolvendo a eleição para presidência do Conselho Deliberativo do Ceará ganhou novas atualizações. Evandro Leitão, atual dono do cargo, mostrou-se contrário à reunião extraordinária da última terça-feira, 10, que destituiu a comissão eleitoral e elegeu um novo corpo de membros.
Por meio de nota oficial, divulgada nesta quarta-feira, 11, Evandro afirmou que o processo não possui legitimidade. Portanto, para o atual presidente do Conselho Deliberativo, a ação foi feita à margem do estatuto do Ceará.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“Vimos por meio desta, comunicar que relativo a uma suposta eleição de uma nova comissão eleitoral, ocorrida em reunião não oficial no dia 10 de janeiro de 2023 e, portanto, infringindo as regras estatutárias do Ceará Sporting Club, não possui legitimidade e sua constituição ocorreu à margem do Estatuto”, afirmou Evandro.
Na mesma nota, o presidente do Conselho Deliberativo ressaltou que a comissão eleitoral presidida por Odésio de Castro está mantida. “Desta forma, a única comissão eleitoral permanente do clube é aquela aprovada em Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo em setembro de 2021”, ressaltou Evandro.
Vale destacar que o órgão atualmente é composto por quatro pessoas: Odésio Aguiar, Joaquim Gonçalves Feitosa, Hidelbrando Malveira e Eduardo Ellery. Jamilson Veras, Joathan de Castro Machado e Guilherme Magalhães Furtado renunciaram aos cargos.
Para finalizar, Evandro Leitão confirmou a data da eleição para a presidência do Conselho Deliberativo, prevista em Edital: “Informo, ainda, que está mantida a eleição prevista para o dia 23 de janeiro de 2023, conforme a previsão do Edital”, finalizou Evandro.
Sobre a reunião extraordinária desta terça-feira, 11
Acrise institucional do Ceará ganhou novos capítulos. Por meio de reunião extraordinária realizada no hotel Amuarama, em Fortaleza, na terça-feira, 10, conselheiros do Vovô decidiram, de forma unânime, destituir a atual comissão eleitoral do Conselho Deliberativo do clube e elegeram um novo corpo de membros titulares.
O advogado Jamilson Veras, candidato à presidência pela chapa “Conselho Independente”, entende o processo como ilegal. O conflito interno traz à tona a possibilidade de um novo adiamento das eleições.
No dia 16 de dezembro, um grupo de conselheiros ligados à chapa “Conselho de Todos”, do candidato Danilo Lopes, dentista e vereador de Fortaleza, emitiu um documento destinado ao presidente em curso do Conselho Deliberativo, Evandro Leitão, solicitando uma reunião extraordinária para o dia 3 de janeiro, na sede do Alvinegro em Porangabuçu. A pauta em questão era sobre a dissolução da atual Comissão Eleitoral permanente e, em ato contínuo, a eleição de uma nova Comissão Eleitoral.
O pedido, conforme a chapa "Conselho de Todos", foi justificado pela necessidade de recompor a Comissão Eleitoral em razão das renúncias ocorridas, já que Jamilson Veras, Joathan de Castro Machado e Guilherme Magalhães Furtado deixaram seus cargos, restando, assim, somente quatro membros na formação.
“Também em razão das recentes decisões incompatíveis, em dois pleitos eleitorais seguidos, gerando insegurança jurídica e judicialização dos processos eleitorais do clube”, complementou a justificativa em certo trecho do documento, que enfatizou que a decisão seria temporária, para auxiliar na realização da Assembleia Geral, de natureza eleitoral para a eleição do Conselho Deliberativo do Clube.
Em vez de acontecer no dia 3, a reunião foi realizada na última terça-feira, 10, no hotel Amuarama. O momento não contou com a presença de Evandro Leitão. Segundo informação de Horácio Neto, da Rádio O POVO CBN, o atual presidente do Conselho Deliberativo fará uma consulta com o departamento jurídico do Ceará para entender se há, de fato, legalidade no processo em questão.
No ato, ficou decidido, além da destituição, os novos membros da Comissão Eleitoral, composto pelos conselheiros Paulo Vasconcelos, Jorge Ubirajara, Misael da Silva, Nilo Saraiva, Roberto Nogueira, Giovani Correia e David Dias, tendo como suplente Ricardo Vieira. Importante ressaltar que essas movimentações internas acontecem restando poucos dias para a eleição do Conselho Deliberativo do Ceará, previsto para ocorrer no dia 23 de janeiro.
“A pauta em questão já havia sido solicitada através de requerimento ao atual Presidente do Conselho Evandro Leitão. Não havendo o necessário agendamento da reunião requerida, dentro do prazo de 15 dias, conforme determinado o estatuto, e sim um indeferimento assinado pelo Secretário que não possui competência decisória, o Pleno do Conselho, seguindo os trâmites estatutários aprovou a nova constituição da Comissão Eleitoral”, divulgou a chapa “Conselho de Todos” por meio de comunicado.