Ceará tem 14 jogadores com intoxicação alimentar na Copinha
Além dos jogadores, membros da comissão técnica, incluindo o técnico Alisson Henry, também tiveram intoxicação alimentar
13:24 | Jan. 05, 2023
Cinco pessoas da delegação do Ceará na Copinha, entre jogadores e membros da comissão técnica, deram entrada em um hospital de São Roque, no interior de São Paulo, por intoxicação alimentar. Ao todo, 14 atletas e cinco funcionários da comissão foram intoxicados, incluindo o técnico Alisson Henry.
O Esportes O POVO entrou em contato com um funcionário da delegação alvinegra na Copinha e apurou sobre o caso.
O fato ocorreu na manhã desta quinta-feira, 5, após a estreia do Vovô na Copinha, na última quarta-feira, 4, quando foi derrotado por 1 a 0 para o Madureira-RJ. Alguns jogadores se sentiram mal após se alimentarem no hotel onde estão hospedados, pouco antes do confronto diante da equipe carioca. Além disso, sete atletas intoxicados chegaram a entrar em campo depois de receberem medicação do clube.
Além do Ceará, 12 jogadores do Rio Claro-SP também deram entrada no hospital por intoxicação alimentar. Alguns atletas do Madureira também estão com mal-estar. Os dois clubes dividem a hospedagem com os cearenses.
Clube-sede do Grupo 22, o Sharjah Brasil não teve caso de jogadores com intoxicação alimentar. A delegação do time não está hospedada junto com Ceará, Madureira e Rio Claro, que compõem o grupo.
Leia mais
Federação Cearense enviou ofício à Federação Paulista sobre o caso
A Federação Cearense de Futebol (FCF) enviou um ofício de caráter urgente para a Federação Paulista, que organiza a Copa São Paulo, sobre a situação "bastante precária" que se encontram os clubes no hotel onde estão instalados, na cidade de São Roque.
A Federação reclama das condições de treino no estádio, afirmando que o único habilitado é o clube sede, o Sharjah Brasil - que não está hospedado no mesmo lugar dos demais times do grupo -, e da alimentação oferecida no hotel que causou problemas intestinais nos atletas.
Por fim, a FCF solicitou a apuração dos casos por parte da FPF e aguarda definição.
Ceará deseja adiamento do jogo da 2ª rodada
Em meio ao surto de intoxicação alimentar, o Ceará, junto com Rio Claro-SP e Madureira-RJ, desejam o adiamento dos respectivos jogos da segunda rodada. Os três clubes têm duelo marcado para este sábado, 7. O Vovô encara o Rio Claro.
Os clubes se reuniram com a representantes da Federação Paulista, mas enfrentam resistência em mobilizar um adiamento dos jogos. O Vovô estuda como driblar a situação, tendo em vista que quase metade do plantel inscrito não está com plenas condições de jogo.
Em reunião, os três clubes afetados também exigiram a presença de um nutricionista e um médico no hotel para averiguarem as condições de alimentação do lugar.
Segundo um membro da comissão técnica do Vovô, o time corre o risco de entrar em campo no próximo sábado, contra o Rio Claro, "totalmente debilitado".
Ceará se manifesta sobre o caso
Em nota, o Ceará se manifestou sobre o caso. O clube informou também que o treino marcado para esta quinta-feira, 5, foi cancelado em virtude do fato e aguarda averiguação da Federação Paulista a respeito do acontecimento.
Boa tarde. O Ceará informa que 14 jogadores do time Sub-20, que estão em disputa a 53ª Copa São Paulo, na sede de São Roque/Alumínio, apresentaram, desde a manhã de ontem (04), quadro severo de desarranjo intestinal por intoxicação alimentar.
Destes, cinco precisaram de atendimento hospitalar nessa quinta-feira (05). Cinco membros da comissão técnica também apresentaram os sintomas. Atletas e comissões de Rio Claro e Madureira/SP, duas das três equipes que dividem o Grupo 22 com o Alvinegro, e que estão no mesmo local de hospedagem da delegação alvinegra, também apresentaram quadros semelhantes.
Via Federação Cearense de Futebol, foi enviado ofício à Federação Paulista para maior averiguação. Por conta do ocorrido, o treino dessa quinta-feira (05) está cancelado.
Veja a lista de jogadores e comissão técnica intoxicados
Jogadores
Lucas
Carlos
JV
Caíque
Gabriel
Gilmar
Weslen
João
Juan
Léo Walraven
Ezequiel
Pablo
Renan
Daguia
Comissão
Alisson Henry (técnico)
Rafael
Maranhão
William
Charles