Nudtor teme violência em eleições no Ceará e propõe votação em sistema híbrido
Processo que elege novo conselho deliberativo do Vovô para os anos de 2023 a 2026 ocorre no dia 15 de dezembro
16:25 | Dez. 08, 2022
O Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudtor) do Ministério Público do Estado (MP-CE) enviou ao Ceará um documento sugerindo que o processo de votação para o conselho deliberativo dos anos 2023 a 2026 ocorra de maneira híbrida. O Alvinegro de Porangabuçu realiza na próxima quinta-feira, 15, as eleições.
A sugestão foi feita com base em mensagens odiosas que são disseminadas nas redes sociais e também em aplicativos de mensagem. No documento, após apresentar exemplos de ameaças reais que ocorreram aos candidatos, o Nudtor propõe que as votações ocorram de forma a priorizar a integridade física e corporal de todos os envolvidos.
Caso o Ceará acate a decisão, as eleições devem ocorrer de modo que os votantes possam optar por votar online ou presencialmente.
O documento salienta ainda que o Ceará deve ser transparente com todo o processo eleitoral e a votação, divulgando com antecedência e por todos os meios possíveis o horário de votação e como funciona todo o processo. O documento foi enviado também ao Comando Geral da Polícia Militar do Estado, à Federação, à AMC e às torcidas organizadas MOFI e Cearamor.
Chapas que concorrem às eleições no Ceará
As eleições que ocorrem no próximo dia 15 de dezembro no Ceará vão definir os novos integrantes para os cargos de presidente, 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, secretário-geral, secretário-adjunto e presidente de honra do Conselho Deliberativo do clube. O mandato terá validade de 2023 a 2026, substituindo a atual composição, que tem como presidente Evandro Leitão e comandou o Conselho de 2019 a 2022.
A chapa "Conselho de Todos" é composta por Danilo Lopes (presidente) por Raimundo Cavalcante (1º vice-presidente), Herbet Gonçalves (2º vice-presidente), Joathan Machado (secretário-geral), Haendel Vieira (secretário-adjunto) e Ioneda Benevides (presidente de honra).
Já a chapa "Conselho Independente" é composta por Jamilson Veras (presidente), Daleno Taumaturno (1° vice-presidente), Augusto César (2° vice-presidente), Márcio Forti (secretário-geral), João Gualberto (secretário-adjunto) e Castelo Camurça (presidente de honra).
Leia mais
Sobre o processo de votação no Ceará
O direito ao voto e a ser votado será assegurado aos associados contribuintes adimplentes com a referida taxa, conforme deliberado pelo Conselho Deliberativo em reunião ocorrida em 8/4/2021. A eleição será conduzida pela comissão eleitoral, composta por seu presidente, Odésio Aguiar de Castro, e membros: Eduardo Humberto Garcia Ellery; Joathan de Castro Machado; Guilherme Magalhães Furtado; José Gonçalves Feitosa e Hildebrando Batista Malveira.