A duas rodadas para o fim da Série A, Ceará tem 93,8% de chances de ser rebaixado

O Alvinegro do Porangabuçu é o time com maiores chances de rebaixamento entre os que ainda lutam pela permanência. Atlético-GO tem 93,4% de chances de queda, enquanto o Cuiabá possui 8,1%

09:55 | Nov. 07, 2022

Por: Juliete Costa
Juca Antonello em Ceará x Fluminense, pelo Campeonato Brasileiro, na Arena Castelão, em jogo sem torcida por conta suspensão (foto: Aurelio Alves/ O POVO)

Com o encerramento da 36ª rodada da Série A, o Ceará viu as probabilidades de rebaixamento aumentarem. A duas rodadas para o fim do Brasileirão, o Vovô possui atualmente 93,8% de chances de cair para a Série B. Os dados são do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O Alvinegro do Porangabuçu é o time com maiores chances de rebaixamento entre os que ainda lutam pela permanência. Além da equipe comandada por Juca Antonello, Atlético-GO e Cuiabá estão na briga para se manter na primeira divisão. O Dragão tem 93,4% de chances de queda, enquanto o Dourado possui 8,1%.

Com 34 pontos e na 18ª colocação na tabela, o Ceará está a quatro de distância do Cuiabá, o primeiro time fora do Z-4. O Alvinegro tem a mesma pontuação do Atlético-GO. A equipe goianiense, porém, tem oito vitórias, duas a mais que o Vovô.

Para evitar a queda, o Ceará já não tem margem para erro: precisa vencer os duelos contra Avaí e Juventude e secar Cuiabá e Atlético-GO. Para o Alvinegro do Porangabuçu, o Dragão não pode somar mais de um ponto, ou seja, é preciso que o time goianiense não vença nenhuma das partidas restantes ou não empate ambas; assim como o Atlético-GO não pode vencer os dois jogos que lhe faltam.

O Ceará enfrentará nas duas últimas rodadas os já rebaixados Avaí e Juventude. Já o Atlético-GO terá Athletico-PR e América-MG pela frente, enquanto o Cuiabá encara Atlético-MG e Coritiba.

Cenário cumulativo para o Ceará escapar do rebaixamento

  • Duas vitórias do Ceará;
  • Cuiabá não pode vencer nenhuma das partidas restantes, nem empatar ambas;
  • Atlético-GO não pode vencer as duas partidas restantes.