Ceará encara o Internacional no Beira Rio buscando manter-se fora do Z-4 da Série A

Pressionado pela zona de rebaixamento, o Vovô precisa da vitória diante do Colorado para se manter fora do Z-4 sem depender de resultados paralelos. As equipes se enfrentam nesta quarta-feira, 26, no Beira Rio, às 21h45min

18:33 | Out. 25, 2022

Por: Mateus Moura
Brasil, Ceará, Fortaleza, 16.10.2022: Ceará x Cuiabá, Arena Castelão pelo Campeonato Brasileiro. Com confusão da torcida do Ceará e com pessoas dentro do campo. (Foto: Aurélio Alves/ O POVO) (foto: AURELIO ALVES)

Sem tempo para lamentar a derrota sofrida no último domingo, o Ceará mudou o foco e agora pensa na sua próxima “final” no Campeonato Brasileiro, que será diante do Internacional nesta quarta-feira, 26, às 21h45min, no Beira Rio, pela 34ª rodada. Em situação delicada no certame e com somente um ponto de diferença em relação à zona de rebaixamento, nenhum outro resultado importa para o Vovô além da vitória.

Pressionado pelo Atlético-GO (17º) e Cuiabá (18º) na tabela, o Alvinegro precisa derrotar o Colorado em Porto Alegre (RS), algo que não acontece desde 2017, para se manter fora do Z-4 sem depender de resultados paralelos. Caso o escrete preto-e-branco perca o embate e o Dragão ao menos empate ou o Dourado vença, o Vovô automaticamente passa a integrar a zona que rebaixa à Série B restando quatro rodadas para o término da competição.

Vencer e Ceará, porém, são duas palavras que não têm combinado nesta edição do Brasileirão. Entre todos os times que disputam a elite nacional, o Vovô, com seis triunfos em 33 partidas, só possui mais vitórias que o lanterna Juventude. Dos 15 jogos recentes disputados pelo Alvinegro, em somente um o time conquistou os três pontos, contra o Santos, há mais de um mês. Nos demais duelos, foram sete derrotas e sete empates — ou seja, 22% de aproveitamento neste recorte.

Atuando fora de casa, o cenário também não é positivo. A última vez que o Vovô ganhou uma partida na condição de visitante foi na 10ª rodada, diante do América-MG no Independência, em Belo Horizonte, quando superou o Coelho por 2 a 0, em jogo que marcou a despedida do treinador Dorival Júnior, atualmente no Flamengo. Desde então, são mais de 135 dias sem triunfos longe da Arena Castelão.

Diante de todo este contexto, o Alvinegro terá que encontrar forças para superar o momento conturbado. Ao treinador Lucho González, há duas missões principais: resgatar o aspecto emocional do elenco para restabelecer a confiança dentro de campo, além de encontrar o equilíbrio entre o sistema defensivo e ofensivo, elementos que, consequentemente, potencializam as chances de vitória do Vovô.

+ Confira mais notícias sobre o Ceará Sporting Club

O Internacional, por outro lado, desfruta de uma realidade diferente na Série A. Vice-líder do certame e com 12 jogos de invencibilidade — oito triunfos e quatro empates —, o Colorado ainda possui, matematicamente, possibilidade de conquistar o título, mesmo que remota, tendo em vista que a distância para o Palmeiras é de 10 pontos. De qualquer forma, para manter viva a chance, o time gaúcho terá que vencer o Ceará e encara o confronto como uma decisão.

Para o duelo, Lucho terá um desfalque importante: Mendoza, artilheiro da equipe na temporada. Lesionado, o colombiano retornou para Fortaleza após o jogo contra o Atlético-GO e se juntou a Richard Coelho, Lucas Ribeiro, Peixoto e Lindoso no departamento médico. Richardson, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, também será ausência.

Internacional x Ceará

Internacional

4-5-1: Keiller; Fabricio Bustos, Rodrigo Moledo, Vitão e Renê; Johnny e De Pena; Edenilson (Mauricio), Alan Patrick e Pedro Henrique; Alemão. Técnico: Mano Menezes.

Ceará

3-5-2: João Ricardo; Messias, Luiz Otávio e Victor Luis; Nino Paraíba, Fernando Sobral, Guilherme Castilho, Vina e Bruno Pacheco; Erick e Jô. Técnico: Lucho González.

Local: Beira Rio, em Porto Alegre (RS)
Data e horário: quarta-feira, 26, às 21h45min
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Eder Alexandre (SC) e Thiago Americano Labes (SC)
VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos (SP) - Fifa
Transmissão: Rádio O POVO CBN, Globo e Premiere