A seis rodadas para o fim da Série A, Ceará tem 29,4% de chances de ser rebaixado
Os dados são do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)A seis rodadas para o fim do Brasileirão, o Ceará possui atualmente 29,4% de chances de ser rebaixado para a Série B. Os dados são do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O Vovô tem uma porcentagem menor em relação aos adversários que estão próximos da zona de rebaixamento. O Cuiabá possui 64% de chances de descenso, enquanto Atlético-GO tem 83% e o Avaí, 96,5%. Lanterna do campeonato, o Juventude praticamente já está rebaixado, com 99,992%.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Com 34 pontos e na 16° colocação na tabela, o Ceará está a três de distância do Cuiabá, o primeiro time no Z-4. O Alvinegro tem a mesma pontuação do Coritiba. O time paranaense, porém, tem um jogo a menos e atualmente possui 23,7% de chances de cair para a Série B.
Para escapar do rebaixamento, o Ceará precisaria somar pelo menos mais 11 pontos – o equivalente a quatro vitórias ou três vitórias e dois empates – para chegar aos 45, pontuação mínima considerada para permanecer na elite do futebol brasileiro.
No entanto, segundo Thiago Minhoca, estatístico e comentarista da Rádio O POVO CBN, o Ceará precisa somar mais sete pontos para chegar aos 41 e escapar da degola. Ou seja, o Vovô precisa de três vitórias ou duas vitórias e um empate para se garantir na Série A em 2023.
"A projeção hoje indica que com 41 pontos há boas chances de se garantir a permanência. Essa projeção pode variar para mais ou para menos a depender do desempenho dos times na parte de baixo da tabela", explicou o estatístico ao Esportes O POVO.
+ Confira mais notícias sobre o Ceará
Campanha de Z-4 no returno
O Ceará tem uma campanha de Z-4 no 2° turno do Brasileirão. Em 13 jogos disputados, o time somou 10 pontos e é o 18° colocado do returno, com 25,6% de aproveitamento. A campanha do Alvinegro só não é pior que a do Avaí, que somou sete pontos, e a do Juventude, que fez cinco nesse recorte.
O próximo compromisso do time será diante do Atlético-GO, adversário direto na luta contra o rebaixamento. O Dragão tem 30 pontos na tabela e busca reduzir a distância para os cearenses; já o Vovô quer a vitória para ampliar a distância sobre o oponente.