Ceará empata com Cuiabá; jogo é finalizado por briga e invasão de campo

Nos minutos finais da partida, parte da torcida alvinegra invadiu o gramado, quebrou cadeiras do estádio e o jogo precisou ser finalizado

18:02 | Out. 16, 2022

Por: Redação O POVO
Torcida do Ceará entra no gramado do Castelão durante confusão no jogo contra o Cuiabá pelo Campeonato Brasileiro (foto: Aurélio Alves)

Em partida marcada por grande confusão nas arquibancadas, o Ceará apenas empatou com o Cuiabá na Arena Castelão em 1 a 1, na tarde deste domingo, 16, pela 32ª rodada do Brasileirão. O duelo foi finalizado após parte da torcida do Alvinegro invadir o gramado e criar uma briga generalizada. Além disso, cadeiras foram arremessadas na direção do campo. 

O jogo

Por ser um duelo rodeado de tensão para ambos os lados devido a luta contra o rebaixamento, o começo de jogo acabou sendo mais equilibrado. As duas equipes se estudavam em campo e, em função disso, pouco criavam.

A primeira oportunidade de gol surgiu aos oito minutos, pelo lado do Ceará, mas sem levar perigo à meta do Cuiabá. Nino Paraíba fez grande jogada pelo lado direito, foi até a linha de fundo e cruzou na segunda trave, onde estava Mendoza. O colombiano ganhou pelo alto, mas cabeceou longe do gol.

Depois desta chance inicial, o cenário de pouca criatividade das duas equipes voltou a tomar conta. Por isso, apenas aos 20 minutos, o Ceará conseguiu chegar com perigo ao ataque novamente. Mendoza recebeu nas costas da defesa adversária e marcou, mas, por estar impedido, o árbitro anulou o gol do Alvinegro.

O tento invalidado fez o time de Porangabuçu acordar. Após o lance, a equipe de Lucho González aumentou a pressão sobre o Cuiabá e criou boas chances de marcar. A primeira delas foi aos 26, com Lima, que já dentro da área tentou acertar o ângulo esquerdo de João Carlos, mas a bola foi para fora.

O Cuiabá até tentou levar perigo em um ataque isolado, com Marcão. Porém, o volante Richard estava atento ao lance e conseguiu desviar a finalização do atleta adversário, já dentro da grande área.

Aos 44 minutos, o torcedor do Ceará ficou próximo de gritar gol. Isso porque, Lima recebeu a bola na direita e cruzou para o meio da área. Entretanto, no meio do caminho a bola desviou no defensor adversário e por pouco não morreu dentro da meta do Cuiabá. O goleiro João Carlos conseguiu se recuperar e defendeu de mão trocada.

O segundo tempo iniciou com um susto para o torcedor do Ceará. Logo aos três minutos, o Cuiabá chegou a abrir o placar com Deyverson, mas o atacante estava em posição irregular e o gol também foi anulado pelo VAR.

Dois minutos depois o Alvinegro passou a ter um jogador a mais em campo. O lateral-esquerdo Igor Cariús fez falta dura em Nino Paraíba no lado direito e o juiz deu o segundo cartão amarelo para o defensor.

A partir da expulsão do lateral-esquerdo do Dourado, o Ceará passou a pressionar ainda mais o time adversário. Aos 11 minutos, Richardson criou boa oportunidade em jogada individual. O volante arriscou de muito longe e a bola passou raspando a trave de João Carlos.

Para lançar a equipe ainda mais para o ataque, Lucho González promoveu as entradas de Vina e Cléber aos 15 minutos. Os dois atletas deram mais volume ao setor ofensivo do Alvinegro e as oportunidades de gol passaram a aparecer com mais frequência.

Em dois ataques, por volta dos 20 minutos, Cléber e Richard, ambos do Ceará, foram derrubados dentro da área durante o movimento de finalização, mas o árbitro não marcou nada. O VAR ainda chegou a analisar o lance, mas confirmou a decisão de campo.

O atacante Cléber teve outra grande oportunidade de abrir o placar aos 30 minutos. Após bate-rebate dentro da área, a bola sobrou nos pés do centroavante, que chutou com o bico da chuteira. O goleiro João Carlos fez milagre e defendeu a bola no cantinho.

A pressão do Ceará seguia forte no segundo tempo. Aos 32, foi a vez de Mendoza ficar próximo de marcar. O colombiano fez boa jogada, deixou o marcador para trás, e finalizou forte. A bola explodiu no travessão. No rebote, Cléber perdeu com o gol aberto.

Depois das inúmeras chances desperdiçadas, o Ceará foi castigado na Arena Castelão. Após falha de Richardson, o atacante Deyverson dominou a bola sozinho na intermediária, driblou o goleiro João Ricardo, e deixou a bola no fundo das redes. O gol foi marcado aso 38 minutos do segundo tempo.

O Ceará foi valente e conseguiu buscar o empate já nos acréscimos, com Jô, aos 47. Após grande disputa dentro da área, o centroavante empurrou a bola para o fundo das redes e deixou tudo igual.

Entretanto, após o empate, o jogo não pôde ser continuado devido uma grande confusão na arquibancada. Parte da torcida alvinegra invadiu o gramado e correu na direção dos jogadores, que precisaram se proteger dentro dos vestiários. Além disso, inúmeras cadeiras foram quebradas e arremessadas ao campo.

Veja a classificação atualizada do Campeonato Brasileiro