Ceará recebe Cuiabá em briga direta contra a degola
Uma vitória alvinegra distanciaria o Vovô da zona de rebaixamento. Por outro lado, em caso de derrota, o Ceará passará a integrar o Z4O Ceará chega à reta final do Campeonato Brasileiro 2022 precisando de vitórias para se afastar da zona de rebaixamento. Na tarde deste domingo, 16, o Vovô enfrenta o Cuiabá, às 16h, na Arena Castelão. A partida é válida pela 32ª rodada do Brasileirão, e marca o encontro de adversários diretos na tabela.
16° colocado, com 33 pontos, o Alvinegro é o primeiro time fora da zona de rebaixamento, seguido de perto pelo Dourado, que ocupa a 17ª colocação, com 30 pontos conquistados. Em caso de vitória dos donos da casa, O Ceará abriria uma vantagem de seis pontos para o time do Mato Grosso.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Por outro lado, na hipótese de um resultado negativo, o Vovô entraria na zona de rebaixamento, já que o Cuiabá igualaria a quantidade de pontos entre os dois times, mas leva vantagem nos critérios de desempate, por possuir mais vitórias que o escrete alvinegro.
Reconhecendo a importância da partida para o futuro do time na temporada, mais de 30 mil alvinegros já garantiram presença na Arena Castelão. Para o elenco do Ceará, a semana foi de treinos. A preparação foi iniciada na última terça-feira, 11, e finalizada na manhã deste sábado, 15.
O Ceará busca manter o retrospecto positivo diante dos cuiabanos, o histórico de confrontos entre as duas equipes apresenta duas vitórias cearenses e dois empates. A expectativa é de que Vina e Mendoza voltem ao time, após serem desfalques na última rodada. Sem jogadores suspensos, o técnico Lucho deverá ter força máxima em campo.
Já o Cuiabá vive um ambiente interno conturbado, durante a última semana, o clube antecipou o término de contrato do meia Valdívia, e também encerrou o vínculo com o atacante Alesson, que retorna de empréstimo ao Vila Nova-GO. Ainda neste mês de outubro, o Dourado já havia dispensado o atacante André e afastado o meia Rodriguinho da partida diante do Flamengo, por questões disciplinares.
O técnico português António Oliveira ainda terá outros problemas para escalar o time, já que o goleiro Walter segue entregue ao departamento médico, assim como o volante Camilo, os laterais Sidcley e Uendel e o atacante Felipe Marques. O zagueiro Marllon deverá ser reavaliado após ter deixado o campo, na última rodada, com dores na coxa.
Faltando apenas sete jogos para o término do Campeonato Brasileiro, o Vovô precisa de, pelo menos, oito pontos para garantir a sua vaga na Série A 2023. As duas próximas partidas são vistas como decisivas, por se apresentarem como confrontos diretos, sendo o primeiro neste domingo, 16, contra o Cuiabá (17º), e o segundo no próximo domingo, 23, fora de casa, contra o Atlético-GO (18º).
Ceará x Cuiabá
Ceará
4-4-2: João Ricardo; Nino Paraíba, Luiz Otávio, Gabriel Lacerda e Victor Luis; Richardson, Richard Coelho, Bruno Pacheco e Vina; Mendoza e Jô. Técnico: Lucho González.
Cuiabá
3-4-3: João Carlos; Paulão, Joaquim e Alan Empereur; Daniel Guedes, Pepê, Denilson e Osorio; André Luís, Rodriguinho e Deyverson. Técnico: António Oliveira
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data/horário: domingo, 16 de outubro, às 16 horas
Árbitro: Caio Max Ribeiro (RN)
Assistentes: Jean Márcio dos Santos (RN) e Márcia Bezerra Caetano (RO)
VAR: Rafael Traci (SC)
Transmissão: Rádio O POVO CBN, Globo e Premiere