Saiba as contas do Ceará para permanecer na Série A

O Ceará, 16º com 33 pontos e pressionado pelo Z-4, vai em busca de pelo menos oito pontos na reta final do Brasileirão para garantir a permanência na elite do futebol nacional

Restam sete jogos e 21 pontos em disputa para o término da Série A 2022. O Ceará, 16º com 33 pontos e pressionado pelo Z-4, vai em busca de pelo menos oito pontos na reta final do Brasileirão para garantir a permanência na elite do futebol nacional.

No momento, o número mágico da permanência é de 41 pontos, conforme o estatístico e comentarista da Rádio O POVO CBN, Thiago Minhoca. Historicamente, a pontuação para não cair é de 45 pontos, mas o baixo desempenho dos times da parte inferior da tabela acabou diminuindo a régua para evitar a queda.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

"A projeção hoje indica que com 41 pontos há boas chances de se garantir a permanência. Essa projeção pode variar para mais ou para menos a depender do desempenho dos times na parte de baixo da tabela", explicou Thiago Minhoca ao Esportes O POVO.

Portanto, a missão do Vovô é somar pelo menos oito dos 21 que irá disputar nos sete jogos finais da Série A. De forma objetiva, três vitórias ou duas vitórias e dois empates garantem o Alvinegro por mais um ano na primeira divisão. Caso permaneça, a equipe do Porangabuçu alcançará a sexta participação seguida no Brasileirão, algo que nenhum clube do Nordeste conseguiu na era dos pontos corridos.

A missão do Ceará não será fácil. Nos jogos restantes, o time comandado por Lucho González vai encarar adversários diretos na luta contra o rebaixamento, assim como rivais que chegam motivados por vagas em competições internacionais. Além do fator decisivo de cada partida tanto para o Vovô quanto para seus oponentes, outro detalhe que eleva a dificuldade dos duelos é a sequência longe do Castelão.

Das sete partidas finais, quatro serão como visitante, com jogos em sequência na casa do rival. O primeiro desafio do Vovô será contra o Cuiabá, neste domingo, 10, no Castelão. O duelo é direto na luta contra o Z-4. Se perder, os cearenses entram na zona e são ultrapassados na tabela pelo Dourado. Caso vença, o Alvinegro pode abrir até seis pontos da faixa da degola.

Após o Cuiabá, o escrete do Porangabuçu enfrenta a primeira sequência de dois jogos fora de casa. Mendoza e companhia viajam para encarar o Atlético-GO, em confronto direto contra o rebaixamento, e o Internacional, vice-líder que quer confirmar a classificação para a Libertadores e ainda mantém - mesmo que distante - o sonho de título na Série A.

Posteriormente, o Vovô retorna à Capital cearense para medir forças com o Fluminense. Os cariocas ocupam a quinta colocação e estão na briga pela classificação para a Libertadores.

Passado o embate contra o Tricolor das Laranjeiras, o Ceará viaja novamente para dois duelos fora de casa. O time preto e branco terá pela frente Corinthians, terceiro colocado que briga para selar a classificação para a Libertadores, e Avaí, penúltimo lugar que luta para escapar do rebaixamento.

O Alvinegro se despede da Série A 2022 com duelo em casa diante do Juventude, lanterna com 99,98% de chance de rebaixamento, conforme os dados do Departamento de Matemática da UFMG.

O que pode beneficiar o Ceará, à medida que os jogos passarem, é a definição de cenários para os rivais. Quando o Vovô enfrentar o Avaí e o Juventude, por exemplo, é possível que estas equipes já possam estar rebaixadas. Assim como os adversários da parte de cima podem ter assegurado seus objetivos e jogar com times alternativos.

De todo modo, Lucho González tem a missão de elevar o nível de competitividade da equipe e vencer urgentemente. Os cearenses estão há cinco partidas sem vencer, mas ainda mantêm uma vantagem de três pontos do Z-4.

Campanhas como mandante e visitante

O Alvinegro é tem a segunda pior campanha como mandante da Série A, com 33,3% de aproveitamento, à frente apenas do lanterna da competição. São três vitórias, sete empates e seis derrotas.

Como visitante, o aproveitamento é superior com 37,8%. São três vitórias, oito empate e quatro derrotas.

Veja a sequência final da Série A para o Ceará:

16/10 - Ceará x Cuiabá
23/10 - Atlético-GO x Ceará
26/10 - Internacional x Ceará
31/10 - Ceará x Fluminense
5/11 - Corinthians x Ceará
9/11 - Avaí x Ceará
13/11 - Ceará x Juventude

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar