Ceará empata em 0 a 0 com Atlético-MG no Mineirão pela Série A

Com o resultado, o Alvinegro de Porangabuçu chegou aos 33 pontos e abriu três de distância do Cuiabá, o primeiro time na zona de rebaixamento e que perdeu na rodada

19:57 | Out. 09, 2022

Por: Pedro Mairton
Atlético-MG e Ceará se enfrentaram no Mineirão em jogo válido pela 31ª rodada do Brasileirão. (foto: Pedro Souza/Atlético-MG)

O Ceará acumulou mais um empate no Brasileirão. Em um jogo de muitos erros no terço final do campo, o Vovô ficou no zero no placar contra o Atlético-MG na noite deste domingo, 9, no Mineirão, em partida válida pela 31° rodada da Série A.

É o quinto jogo sem vitória do Ceará na competição, que soma dois empates e três derrotas neste recorte. Com o resultado, o Alvinegro de Porangabuçu chegou aos 33 pontos e abriu três de distância do Cuiabá, o primeiro time na zona de rebaixamento e que perdeu na rodada. O clube cearense foi ultrapassado pelo Coritiba, que venceu o Bragantino, e agora ocupa a 16° posição.

O Vovô volta a campo no próximo domingo, 16, quando enfrenta o Cuiabá pela 32° rodada do Brasileirão em confronto direto na parte de baixo da tabela.

O jogo

O jogo iniciou com o Ceará tentando segurar a pressão do Atlético-MG e logo aos dois minutos de partida o Vovô teve o primeiro susto. Nacho cruzou pelo lado esquerdo da defesa e a bola bateu no cotovelo do Bruno Pacheco e saiu para escanteio. O árbitro foi analisar o lance no árbitro de vídeo e confirmou a decisão de campo, a favor do Alvinegro de Porangabuçu.

Com o adversário com mais volume nos primeiros 20 minutos, o Ceará tinha dificuldades de sair trocando passes.

Aos 14 minutos, Zaracho aproveitou sobra na entrada da grande área e finalizou de primeira. Atento, João Ricardo espalmou e a defesa completou para aliviar o perigo.

Três minutos depois o Atlético-MG quase abriu o placar com Sasha. O atacante recebeu pela direita da defesa do Vovô e finalizou forte rasteiro. A bola passou raspando a trave de João Ricardo, que ainda contou com desvio de Luiz Otávio. No escanteio curto, Guga cruzou e Sasha se antecipou à defesa e, sozinho, quase marcou o primeiro gol do jogo, mas escorou para fora.

Após os 20 minutos, o Ceará conseguiu equilibrar o jogo e trocava passes no setor defensivo e na intermediária com mais facilidade. O time de Lucho González, porém, não acertava o último passe para finalizar à meta dos mandantes.

A melhor oportunidade do Vovô no primeiro tempo saiu nos pés de Bruno Pacheco. O lateral, que jogou de ala, viu a infiltração de Nino na defesa do Galo e realizou boa enfiada. O jogador contou com o desequilíbrio do defensor adversário e ficou de frente para o goleiro Rafael, mas não teve força o suficiente para desviar a bola na saída do arqueiro.

No contra-ataque, o Atlético-MG quase abriu o placar. Nacho recebeu pela direita e finalizou forte rasteiro, mas Luiz Otávio se jogou na grande área e desviou a bola, que ainda carimbou a trave.

O jogo caiu de intensidade nos 15 minutos finais e tanto o Atlético-MG quanto o Ceará não conseguiram criar chances concretas de gol.

Segundo tempo

O Ceará voltou para o segundo tempo com a mesma postura da primeira etapa. O time chamava o Atlético-MG para o próprio campo e tentava apostar nos contra-ataques, mas sem eficiência.

E mesmo com mais posse, o Atlético não conseguia furar a defesa do Ceará, que estava bem postada e sofreu menos em relação ao início do primeiro tempo.

Mesmo com menos volume, o Ceará quem chegou com perigo pela primeira vez na etapa complementar. Aos 10 minutos, Jô aproveitou a falha da defesa e ganhou de Jemerson no combate na grande área, mas Rafael fez boa antecipação e impediu a finalização do atacante.

O centroavante do Vovô teve outra boa chance de abrir o placar na partida. Em cruzamento de Nino Paraíba pela direita, Jô subiu mais alto que os defensores do Galo e cabeceou por cima do gol. O lance marcou a última participação do jogador na partida, que foi substituído por Cléber.

A melhor chance no segundo tempo foi para os mandantes. Ademir fez boa jogada pelo lado esquerdo da defesa do Ceará e cruzou rasteiro. Alan Kardec penetrou na grande área e se esticou para escorar para o gol, mas não conseguiu tocar na bola, para alívio dos defensores do time cearense.

Na reta final do confronto, o Atlético-MG pressionava o Ceará pela vitória, mas parava no ferrolho cearense, formado por uma linha de cinco jogadores na defesa. E quando passava pela defesa, o clube mineiro desperdiçava as oportunidades. Aos 42 minutos, Pavón passa por Richardson na esquerda e cruza para Ademir finalizar de voleio com certa liberdade para fora.

Aos 45, Nino errou o bote no lançamento para Pavón, que avançou com liberdade e penetrou na defesa do Ceará. O atacante finalizou forte com perigo, mas a bola saiu pelo lado de fora da meta de João Ricardo, assustando os torcedores do Vovô e deixando os adeptos do Galo cada vez mais ansiosos.

O Ceará conseguiu suportar a pressão final e conseguiu o empate fora de casa. Com o resultado, o Vovô chega ao 15° empate no campeonato. 

Ficha Técnica - Atlético-MG x Ceará

Atlético-MG

4-3-3: Rafael; Guga, Jemerson, Júnior Alonso e Dodô (Rubens); Allan, Otávio (Vargas) e Zaracho; Nacho (Alan Kardec), Keno (Ademir) e Sasha (Pavón). Técnico: Cuca.

Ceará

5-3-2: João Ricardo; Nino Paraíba, Luiz Otávio, Gabriel Lacerda, Bruno Pacheco (Diego Rigonato) e Victor Luís; Richard (Fernando Sobral), Richardson e Lima (Geovane); Guilherme Castilho (Jhón Vásquez) e Jô (Cléber). Técnico: Lucho González.

Local: Mineirão, em Belo Horizonte-MG
Data: 09/10/2022
Horário: 18 horas, no horário de Brasília
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza-FIFA-SP
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse-FIFA-SP e Daniel Luis Marques-SP
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral-FIFA-SP
Cartões amarelos: Jemerson, Otávio e Keno (ATL); Luiz Otávio, Diego Rigonato, Richardson e Lima (CSC)