Com Vina expulso, Ceará sofre gol nos acréscimos e empata com Goiás

O empate por 1 a 1 do Alvinegro contra o Esmeraldino marca o quarto jogo seguido sem vitória da equipe

21:03 | Out. 05, 2022

Por: Pedro Mairton
Ceará e Goiás se enfrentaram na Arena Castelão em jogo válido pela 30ª rodada do Brasileirão. Na foto, Mendoza na disputa de bola. (foto: Fco Fontenele/O POVO)

O Ceará acumulou o quarto jogo seguido sem vencer após empatar com o Goiás por 1 a 1 na noite desta quarta-feira, 5, na Arena Castelão. Em duelo válido pela 30° rodada, o Vovô abriu o placar com Mendoza, no segundo tempo, mas Nicolas deixou tudo igual nos acréscimos da partida. O Alvinegro jogou boa parte do segundo tempo com um a menos, quando Vina foi expulso por reclamação.

O resultado marca o quinto jogo sem vitória do técnico Lucho González em seis partidas sob o comando do Ceará. Com o empate, o clube chegou aos 32 pontos e abriu dois pontos em relação ao Cuiabá, o primeiro time na zona de rebaixamento. A distância para o Z-4 ainda pode diminuir para um ponto caso o Avaí vença o Botafogo na rodada.

O jogo

O Ceará esboçou uma pressão contra o Goiás nos primeiros minutos da partida, mas não conseguiu assustar o goleiro Tadeu. Com uma formação nova, com três zagueiros, o Alvinegro teve mais posse de bola que o adversário e tentou encontrar espaços no ataque, principalmente pelas laterais.

A primeira bola de perigo, no entanto, foi do Esmeraldino. Em cobrança de falta próximo à área do Vovô aos 10 minutos de jogo, o zagueiro Lucas Halter subiu no segundo poste e cabeceou firme, mas a bola balançou a rede pelo lado de fora.

A resposta do Ceará veio quatro minutos depois. Após ganhar a bola de graça no meio-campo, o time engatou o contra-ataque em velocidade pelo lado esquerdo com Victor Luís. O lateral enxergou Guilherme Castilho infiltrando na grande e o acionou pelo alto. De costas, o volante desviou a bola de cabeça e quase pega o goleiro Tadeu de surpresa.

Mas foi aos 18 minutos a melhor chance do Ceará na partida. Em escanteio pelo lado direito do ataque, Vina cobrou na cabeça de Jô, que ganhou da defesa e testou firme para o gol, mas Tadeu operou um milagre e a bola foi para fora, para delírio do técnico Lucho González.

Com o jogo controlado, o Ceará seguia em busca de abrir o placar, e a chance novamente apareceu aos 30 minutos do segundo tempo. Após rebote, Guilherme Castilho bateu forte de esquerda de fora da área e acertou o travessão. Vencido no lance, Tadeu apenas observou a bola explodir no poste e ir para fora.

Nos 15 minutos finais da primeira etapa, o Ceará não conseguiu criar mais oportunidades claras e, quando não esbarrava na defesa do Goiás, era parado por Tadeu.

Antes do fim do primeiro tempo, o Esmeraldino ainda chegou próximo de marcar o primeiro gol do jogo. Auremir partiu em velocidade pelo meio e finalizou de trivela, mas a bola passou por cima das traves de João Ricardo.

No último lance antes do intervalo, o Ceará ainda teve uma chance com Gabriel Lacerda. Após Vina cobrar falta em direção à grande área, Luiz Otávio escorou de cabeça no segundo pau e Lacerda completou na entrada da pequena área, mas cabeceou sem direção e a bola foi para fora.

Segundo tempo

O Ceará voltou para o segundo tempo com a missão de abrir o placar o mais rápido possível, e conseguiu. Logo no primeiro minuto do segundo tempo, Jô recebeu bola na grande área e fez o pivô para Vina, que tentou a finalização, mas foi bloqueado. No rebote, Mendoza não perdeu tempo e finalizou de primeira, sem quaisquer chances para Tadeu.

Mesmo com o gol, o Ceará não permitiu que o Goiás reagisse e se impusesse na partida. Com a bola, o time trocava passes e tentava atacar o rival sem se expor tanto na defesa.

Porém, o panorama da partida mudou aos 16 minutos do segundo tempo. Vina, que havia recebido cartão por reclamação aos 14 minutos, novamente discutiu com o árbitro e foi expulso.

E não demorou muito para o Goiás assustar o Ceará. Aos 19 minutos, o atacante Vinícius finalizou de média distância e obrigou João Ricardo a espalmar para escanteio, o primeiro dos goianos na partida.

O empate quase veio três minutos depois. Em cruzamento fechado no lado direito da defesa do Ceará, David Ricardo conseguiu fazer uma boa antecipação sobre Pedro Raul e impediu o gol dos adversários. A bola ainda sobrou na pequena área para o atacante Nicolas, mas João Ricardo fez a defesa.

Fechado na defesa, o Ceará tentava impedir que a bola chegasse nos atacantes do Goiás. E aos 36 minutos, quase sofreu o empate com Pedro Raul, que recebeu bola enfiada pelo lado esquerdo e finalizou cruzado, mas João Ricardo manteve o 1 a 0 no placar.

Sem conseguir engatar o contra-ataque, o Ceará não suportou a pressão do Goiás e sofreu o gol de empate nos acréscimos da partida. Depois de finalização fraca de longa distância de Fellipe Bastos, Nicolas dominou a bola nas costas da defesa e ficou de frente para João Ricardo para igualar o marcador. O gol teve que ser checado duas vezes pelo árbitro de vídeo devido à posição ajustada do atacante, que confirmou a decisão de campo.