Ceará enfrenta o Goiás no Castelão pela Série A pressionado pelo Z-4
Com três derrotas consecutivas no torneio, o Vovô entrará em campo diante do Esmeraldino com a obrigação de vencer para não correr riscos de terminar a 30ª rodada entre os quatro últimos
18:34 | Out. 04, 2022
Em um momento turbulento e na beira da zona de rebaixamento, o Ceará terá, nesta quarta-feira, 5, mais uma decisão. Desta vez, o adversário é o Goiás, em confronto que acontece na Arena Castelão, às 19 horas, pela 30ª rodada da Série A. O Alvinegro chega para o jogo sob pressão, tendo em vista o contexto complicado que o time vive, marcado pelas três derrotas consecutivas e pela diferença mínima para o Z-4 – somente um ponto.
Os resultados ruins são reflexos do desempenho da equipe dentro de campo. Nos reveses para o São Paulo, Coritiba e América-MG, o escrete preto-e-branco apresentou desequilíbrio emocional, diversas falhas defensivas e muita dificuldade para produzir, de forma efetiva, no campo de ataque – limitando-se, na maior parte do tempo, a tentativas de chutes de fora da área ou cruzamentos. Contra o Goiás, embora o curto período de preparação, Lucho terá a missão de reorganizar a equipe.
Leia mais
No returno do Brasileirão, a campanha do Ceará é péssima. Em 10 jogos, o time cearense venceu somente um duelo, diante do Santos, sofreu cinco derrotas e empatou quatro vezes. Ou seja, dos 30 pontos disputados, o Vovô conquistou somente sete, o que representa aproveitamento de 23,33%, o segundo pior entre todas as equipes do certame ao lado do Avaí. Diante do cenário, a reação da torcida, consequentemente, tem sido de cobrança e protestos.
Assim como o Ceará, o momento do Goiás não é bom. Os comandados de Jair Ventura enfrentam jejum de quatro jogos sem triunfos no certame, totalizando duas derrotas – que ocorreram nas duas partidas posteriores – e dois empates neste recorte de confrontos. Na tabela, o Esmeraldino ocupa a 12ª posição com 37 pontos.
+ Confira mais notícias sobre o Ceará Sporting Club
Para não correr riscos de terminar a rodada entre os quatro piores colocados da competição, o Alvinegro terá a obrigação de vencer Goiás. No melhor dos cenários, além do triunfo do Vovô, tropeços de Avaí (18º) e Cuiabá (17º) também seriam benéficos, já que desta forma o escrete preto-e-branco aumentaria a margem de pontos em relação à zona de rebaixamento.
Retornos e ausências
Projetando a equipe inicial para o embate, Lucho González deve promover os retornos de Vina, Jô e Lima ao time titular. Contra o América-MG, o trio iniciou no banco de reservas. Quem também pode surgir como opção entre os relacionados é o centroavante Cléber e o lateral Kelvyn, ambos já treinam normalmente com o grupo após período de transição. Richardson, que cumpriu suspensão, também fica à disposição do treinador.
Entre as ausências, o comandante argentino não poderá contar com o volante Richard, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Messias, Bruno Pacheco, Rodrigo Lindoso e Matheus Peixoto, lesionados, estão no departamento médico. Pelo lado esmeraldino, Jair Ventura não terá o zagueiro Caetano, que possui status de titular da equipe.
Ceará x Goiás
Ceará
4-3-3: João Ricardo; Nino Paraíba, Luiz Otávio (Marcos Victor), Lacerda e Victor Luis; Richardson, Castilho (Sobral) e Vina; Mendoza, Jô e Lima (Erick). Técnico: Lucho González
Goiás
4-3-3: Tadeu; Maguinho, Lucas Halter, Reynaldo e Sávio; Auremir, Diego e Marquinhos Gabriel; Vinícius, Pedro Raul e Dadá Belmonte. Técnico: Jair Ventura
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data/horário: quarta-feira, 5, às 19 horas (Brasília)
Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araujo (SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Leila Naiara Moreira da Cruz (SP) - Fifa
VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)
Transmissão: Rádio O POVO CBN e Premiere