Na briga contra o Z-4, veja os cenários para o Ceará na 30ª rodada da Série A

O Esportes O POVO analisou os cenários da equipe alvinegra ao fim da 30ª rodada

10:52 | Out. 04, 2022

Por: Pedro Mairton
Técnico Lucho González em treino do Ceará no estádio Carlos de Alencar Pinto, em Porangabuçu (foto: Felipe Santos/cearasc.com)

O Ceará iniciará mais uma batalha na luta contra o rebaixamento nesta quarta-feira, 5, quando receberá o Goiás, às 19 horas, no Castelão. Com 31 pontos na tabela, o time está a um de distância do Cuiabá, o primeiro time no Z-4, e o Vovô corre o risco de terminar a 30ª rodada do Brasileirão entre os quatro últimos.

Caso vença, o Alvinegro precisa torcer por um tropeço dos rivais da parte de baixo da tabela para manter uma distância segura para a zona de rebaixamento. O Esportes O POVO analisou os cenários da equipe alvinegra ao fim da 30ª rodada.

Vitória sobre o Goiás

O único resultado que garante ao Ceará terminar a rodada fora da zona de rebaixamento, sem depender de outros resultados, é vencer o Goiás. Na hipótese de somar três pontos, o escrete preto-e-branco chegaria aos 37 e ainda poderia ultrapassar o Coritiba, que está em 15° e com a mesma pontuação do Alvinegro, mas com uma vitória a mais.

Caso Avaí e Cuiabá tropecem na rodada, o Vovô pode abrir até quatro pontos de vantagem em relação ao Z-4. Os catarinenses enfrentam o Botafogo, na Ressacada, enquanto os cuiabanos visitam o Bragantino, no Nabi Abi Chedid.

Empate contra o Goiás

Um empate diante do Goiás pode complicar o Ceará na tabela. Isso porque, em caso de vitória do Cuiabá sobre o Bragantino, os cearenses seriam ultrapassados pelos rivais na tabela. A situação seria ainda pior se o Coritiba somasse pontos contra o Palmeiras, fora de casa, o que confirmaria o Vovô na zona de rebaixamento.

Neste cenário, o Ceará só não entraria na zona de rebaixamento em dois casos:

  • Vitória do Cuiabá e derrota do Coritiba

Nessa situação, o time de Lucho González seria ultrapassado pelo Cuiabá, que chegaria a 33 pontos e assumiria a 15° colocação, mas permaneceria em 16°, com 32, pois o Coritiba manteria os mesmos 31 e entraria na zona.

  • Empate ou derrota do Cuiabá

Já neste cenário, o clube de Porangabuçu permaneceria fora da zona de rebaixamento independente das demais combinações de resultados.

Na pior das hipóteses, o Alvinegro poderia na 17° colocação, com 32 pontos, a um de distância do Cuiabá e a dois do Coritiba, caso ambos os adversários vencessem na rodada.

Derrota contra o Goiás

Um revés para o Goiás manteria o Ceará com 31 pontos e sob o risco de cair para a 18° colocação na tabela. Com esse resultado, o clube cearense poderia ser ultrapassado pelo Cuiabá, que precisaria apenas de um empate para igualar a pontuação do Alvinegro – mas ficaria na frente por possuir mais vitórias – e também pelo Avaí, que em caso de triunfo sobre o Botafogo também chegaria ao mesmo número de pontos do Vovô e com uma vitória a mais.

Na hipótese de derrota, o Ceará só não entraria na zona de rebaixamento se o Cuiabá perdesse para o Bragantino e o Avaí não ganhasse do Botafogo.

No pior dos cenários, onde Avaí, Cuiabá e Coritiba vencessem na rodada, o Ceará estaria na 18° posição, com 31 pontos, empatado com o Avaí, e a dois de distância do Dourado e a três do Coxa.