Pressionado pelo Z-4, Ceará enfrenta o América-MG buscando recuperação na Série A

Com somente um ponto de diferença para a zona de rebaixamento, o Vovô entrará em campo diante do Coelho neste sábado, 1º de outubro, com a obrigação de vencer para não correr risco de terminar a rodada entre os quatro últimos

18:13 | Set. 30, 2022

Por: Mateus Moura
Ceará bate América-MG fora de casa e se distancia do Z-4 (foto: Fausto Filho / Ceará SC)

Após duas derrotas consecutivas, o Ceará volta a campo neste sábado, 1º de outubro, às 15 horas, para um decisivo confronto diante do América-MG, na Arena Castelão, pela 29ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Pressionado, o Alvinegro terá a obrigação de vencer o embate para não correr riscos de entrar na zona de rebaixamento, já que a distância para o Cuiabá, atual 17º colocado, é de somente um ponto.

O duelo contra o Coelho será uma boa oportunidade para a equipe do treinador Lucho González não só melhorar o desempenho como mandante — o segundo pior da Série A ao lado do Atlético-GO —, como também voltar a apresentar um bom futebol. Nos últimos dois jogos, nos reveses para o São Paulo (2 a 0) e Coritiba (1 a 0), o escrete preto-e-branco teve atuações ruins, marcadas por erros defensivos e pouca efetividade do setor de ataque.

Neste segundo turno, inclusive, o time de Porangabuçu tem tido muita dificuldade para conquistar resultados positivos. Em nove jogos disputados, o Ceará venceu somente um, diante do Santos. Nas partidas restantes, foram quatro derrotas e quatro empates, o que significa que, dos 27 pontos possíveis, o Vovô conquistou sete — ou seja, 25,9% de aproveitamento. Vale ressaltar que, no returno, além de Lucho, Marquinhos Santos e Juca Antonello também comandaram a equipe.

O América-MG, por outro lado, vive uma realidade diferente no certame nacional. Apesar de ter sido derrotado pelo Cuiabá na rodada anterior, o clube mineiro figura na primeira parte da tabela, na oitava colocação, com 39 pontos. Como visitante, porém, o desempenho da equipe mineira não está entre os melhores. Em 14 jogos fora de casa, o Coelho venceu três partidas, perdeu oito vezes e empatou em outras três oportunidades, o que representa rendimento de 28,57%.

Desfalques e retornos de Ceará e América-MG

Para o embate, Lucho González terá alguns retornos importantes, como Luiz Otávio, Gabriel Lacerda, Nino Paraíba e Zé Roberto, que cumpriram suspensão na última rodada e agora estão liberados. Entre as ausências confirmadas, o técnico argentino não terá o volante Richardson, suspenso pelo terceiro amarelo, e Bruno Pacheco e Matheus Peixoto, ambos no departamento médico.

+ Confira mais notícias do Ceará Sporting Club

O centroavante Cléber e o lateral-esquerdo Kelvyn, que realizam processo de transição, podem figurar como surpresas entre os relacionados. O zagueiro Messias, substituído no início da partida contra o Coritiba por ter sentido dores, segue como dúvida.

Vagner Mancini, treinador do Coelho, também conta com algumas ausências relevantes: Éder, Iago Maidana e Henrique Almeida, todos figurantes do time titular. Além do trio, Raúl Cáceres também está indisponível, enquanto Marlon tem presença incerta.

Ceará x América-MG

Ceará

4-3-3: João Ricardo; Nino Paraíba, Luiz Otávio, Gabriel Lacerda e Victor Luis; Richard, Guilherme Castilho e Vina; Mendoza, Jô e Lima. Técnico: Lucho González.

América-MG

4-3-3: Matheus Cavichioli; Patric, Ricardo Silva, Luan Patrick (Conti) e Danilo Avelar (Marlon); Lucas Kal, Juninho e Benítez; Everaldo, Felipe Azevedo e Mastriani. Técnico: Vagner Mancini

Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data/horário: sábado, 1º de outubro, às 15 horas
Árbitra: Edina Alves Batista (SP)
Assistentes: Neuza Ines Back (SP) e Evandro de Melo Lima (SP)
VAR: Vinicius Furlan (SP)
Transmissão: Rádio O POVO CBN, Globo e Premiere