Ceará: 47% dos amarelos recebidos pelo time na Série A não foram por faltas cometidas

Levantamento feito pelo repórter Horácio Neto, da rádio O POVO CBN, contabilizou os principais motivos das advertências em 27 rodadas do Brasileirão

21:10 | Set. 22, 2022

Por: Brenno Rebouças
Volante Richardson é um dos atletas do Ceará que mais recebeu cartões amarelos na Série A de 2022 (foto: Felipe Santos/Ceará SC)

Quase metade dos cartões amarelos aplicados ao Ceará na Série A de 2022 não foram por faltas cometidas. Levantamento feito pelo repórter Horácio Neto, da rádio O POVO CBN, contabilizou os principais motivos das advertências em 27 rodadas do Brasileirão.

Time com maior número de cartões recebidos na competição, o Alvinegro contabiliza 91 amarelos, porém apenas 89 são válidos como sequência, já que dois foram aplicados a um mesmo jogador em uma partida (no caso, Vina, contra o Palmeiras), portanto é registrado como um vermelho.

De toda forma, do total (91), o Vovô recebeu 43 cartões amarelos por motivos bobos, evitáveis. Esmiuçando, 21 foram por reclamações, 12 por retardar o reinício do jogo (fazer cera) e 10 tiveram motivações menos comuns, como empurrar um gandula, lances de empurra-empurra na grande área ou até dar orientação a um atleta fora da área técnica, como foi o caso do auxiliar de Marquinhos Santos, Edson Borges.

Os outros 48 cartões amarelos foram aplicados por faltas cometidas. Estatisticamente falando, 47% dos cartões que o Ceará recebeu na Série A até foram motivados por atitudes frívolas.

Jogadores mais advertidos

O levantamento também constatou quem são os jogadores que mais levam cartões amarelos pelo Vovô.

Nino Paraíba é o primeiro da lista, tendo sido advertido com nove amarelos em 27 rodadas. A dupla de volantes Richardson e Richard vem na sequência, ambos com oito cartões amarelos e mais uma expulsão.

O trio é responsável por 27,4% dos amarelos recebidos pelo Alvinegro no Campeonato Brasileiro. Em 27 rodadas, o Vovô só passou em branco de advertências em duas, na 18ª, contra o Avaí, e na 24ª, contra o Athletico-PR.