Ceará lidera ranking de cartões vermelhos na Série A 2022

O Alvinegro é o time que mais recebeu cartões nesta edição da Série A, somando amarelos e vermelhos. Na última partida, Luiz Otávio e Zé Roberto foram expulsos

16:00 | Set. 20, 2022

Por: Junior Ribeiro
Árbitro Maguielson Lima Barbosa gera polêmica na vitória do São Paulo sobre o Ceará, por 2 a 0, no Castelão, com duas expulsões de atletas do Vozão (foto: REPRODUÇÃO)

Os cartões vermelhos se tornaram um problema para o Ceará no Campeonato Brasileiro. O Alvinegro lidera este quesito na competição, dividindo o posto com Coritiba, Fluminense e Juventude. Cada equipe citada já recebeu oito vezes o vermelho do árbitro ao longo das 27 rodadas da Série A. Os dados são do Sofascore.

Não apenas liderando no critério de expulsões, o Ceará também está no topo da lista de cartões amarelos recebidos, com 89 advertências.

Na partida contra o São Paulo, derrota por 2 a 0 na Arena Castelão no último domingo, 18, o Ceará teve dois expulsos: Zé Roberto e Luiz Otávio. Além deles, outros dois jogadores receberam o terceiro amarelo e não enfrentarão o Coritiba, fora de casa, no dia 28 de setembro: Nino Paraíba e Gabriel Lacerda.

O Brasileirão de 2022 é a edição recente com o maior número de expulsões até a 27ª rodada, superando a temporada 2020. Até agora foram 83 cartões vermelhos no total, contra 82 expulsões no recorte de dois anos atrás. No último duelo entre Flamengo e Fluminense, cinco jogadores foram expulsos.

LEIA TAMBÉM: Ceará x São Paulo: CBF divulga áudio do VAR em lance de pênalti de Luiz Otávio

O primeiro cartão do Ceará aconteceu na rodada de abertura, contra o Palmeiras, no Allianz Parque. Vencendo por 3 a 2, aos 54 minutos do segundo tempo, Vina segurou Danilo e recebeu o segundo amarelo. Na rodada seguinte, Lima também foi expulso no final do jogo após colocar a mão no pescoço de um jogador do Botafogo. Richard Coelho foi expulso na sétima rodada por acertar o rosto de Jhojan Julio, do Santos. O lance foi revisado pelo VAR.

Ainda no primeiro turno, Bruno Pacheco recebeu vermelho direto ao acertar o braço no rosto de Maguinho, lateral do Goiás, dentro da área, em lance que originou um pênalti. No segundo turno, contra o Palmeiras, Richardson foi expulso após derrubar o atacante Dudu, em contra-ataque, próximo à grande área do Alvinegro.

Contra o Flamengo, Jô foi expulso após reclamar e xingar o árbitro pela não marcação de um toque de mão de Arturo Vidal. Na rodada passada, Luiz Otávio foi expulso ainda no primeiro tempo após derrubar Calleri perto da área, enquanto que Zé Roberto recebeu o vermelho após atingir o zagueiro Diego Costa.

Cartões Vermelhos do Ceará:

Vina - Palmeiras 2 x 3 Ceará (1ª rodada)
Lima - Ceará 1 x 3 Botafogo (2ª rodada)
Richard Coelho - Santos 0 x 0 Ceará (7ª rodada)
Bruno Pacheco - Goiás 1 x 1 Ceará (11ª rodada)
Richardson - Ceará 1 x 2 Palmeiras (20ª rodada)
Jô - Flamengo 1 x 1 Ceará (25ª rodada)
Luiz Otávio - Ceará 0 x 2 São Paulo (27ª rodada)
Zé Roberto - Ceará 0 x 2 São Paulo (27ª rodada)