Com dois expulsos, Ceará perde para São Paulo no Castelão

Com a derrota no confronto direto, o Ceará segue com 31 pontos e vê novamente a distância para a zona de rebaixamento se aproximar

18:00 | Set. 18, 2022

Por: Pedro Mairton
Na Arena Castelão, Ceará e São Paulo se enfrentaram pela 27° rodada do Brasileirão 2022 (foto: Aurélio Alves/O POVO)

O Ceará sofreu a primeira derrota sob o comando de Lucho González. Na tarde deste domingo, 18, quando tudo deu errado para o Alvinegro na Arena Castelão, o time foi derrotado por 2 a 0 para o São Paulo com gol do atacante Calleri, no primeiro tempo, e Bustos, na segunda etapa. O Vovô teve dois jogadores expulsos na partida: Luiz Otávio, no primeiro tempo, e Zé Roberto, no segundo.

Com a derrota no confronto direto, o Ceará segue com 31 pontos e vê novamente a distância para a zona de rebaixamento se aproximar. A equipe está a três pontos do Avaí, o primeiro time na degola.

O jogo

O roteiro da partida poderia ter sido diferente ainda nos primeiros 30 segundos do apito inicial. Após receber bela enfiada de Jô no meio-campo, Mendoza penetrou na grande área e ficou de frente para Felipe Alves, mas finalizou em cima do goleiro e o Ceará desperdiçou a melhor chance que teve no primeiro tempo.

Bem no início de jogo, o Ceará teve outra oportunidade de abrir o placar aos sete minutos. O ataque do Alvinegro pressionou a saída de bola de Felipe Alves, que acabou errando o passe e ela sobrou para Lima. O meia-atacante não quis perder tempo e finalizou de primeira, mas pegou mal na bola e ela saiu sem perigo.

O São Paulo conseguiu responder quatro minutos depois com Pablo Maia. O volante finalizou de longa distância, mas o chute foi por cima do gol e não assustou João Ricardo.

A partida esfriou e o Ceará aos poucos foi perdendo o controle do jogo, e o São Paulo conseguiu ter mais posse de bola, embora não chegasse com perigo.

Aos 22 minutos, contudo, o Tricolor Paulista teve a primeira grande chance a favor no duelo e não desperdiçou. Depois da bola sobrar na pequena área, Calleri finalizou e exigiu boa defesa de João Ricardo. No rebote, Patrick cruzou na medida para o argentino que, livre de marcação, não desperdiçou a oportunidade desta vez e abriu o placar no Castelão.

Logo após o gol o São Paulo quase ampliou em vacilo de Richard, que errou o domínio e a bola ficou com Calleri. O atacante conduziu a bola e finalizou, mas foi travado pelo próprio volante, que se recuperou na jogada.

Quatro minutos depois, o Ceará reclamou de pênalti em lance de Richardson na grande área. O volante foi impedido de carregar a bola por Diego Costa, que toma o corpo a frente. A arbitragem, no entanto, não marcou falta e não revisou o lance no árbitro de vídeo.

O Ceará tentou responder com Luiz Otávio, que quase empata a partida após receber bom lançamento de Victor Luís. O zagueiro foi pressionado pelo defensor são-paulino e chutou para fora.

A situação do Ceará ficou pior aos 34 minutos. Luiz Otávio perde dividida para Calleri e derruba o atacante, que ficaria de frente para o gol. A princípio, o juiz assinalou pênalti, mas após revisão no VAR expulsou o zagueiro com cartão vermelho direto. Na falta, Pablo Maia manda uma bomba e João Ricardo faz grande defesa.

Após a expulsão, o jogo ficou parado por excesso de faltas e reclamações dos atletas com a arbitragem.

Segundo tempo

O início do segundo tempo foi menos movimentado em relação aos primeiros minutos da etapa inicial. Com um a mais, o São Paulo ditava o ritmo e acuava o Ceará, que não conseguia encontrar espaços.

Aos oito minutos o Tricolor novamente teve uma grande oportunidade para ampliar o marcador. Depois da cobrança de escanteio, Galoppo se posicionou nas costas de Jô e cabeceou o travessão. No rebote, Bustos também desperdiçou o gol.

Depois de ter muitas dificuldades no segundo tempo, o Ceará conseguiu ficar mais com a bola e quase conseguiu igualar o placar com Vina. Em contra-ataque, Jô aciona Mendoza na esquerda e o colombiano dá um tapa de primeira para o camisa 29, que, também de primeira, bate cruzado e a bola passou próximo ao gol de Felipe Alves, que só olhou.

De volta a ser pressionado, o Ceará contou com as boas defesas de João Ricardo para não piorar o cenário. O goleiro fez pelo menos três boas intervenções em um espaço de cinco minutos.

Com pouca emoção, nenhum dos dois times conseguiu ter chances claras de gol na metade da segunda etapa. 

O Ceará teve outro expulso no segundo tempo. Zé Roberto, que entrou na vaga de Jô, deu entrada dura em Diego Costa e foi expulso com cartão vermelho direto.

Mesmo com dois a menos, o Ceará tentava reagir, mas era facilmente parado pelo São Paulo, que matou o jogo nos acréscimos do confronto. Igor Gomes recebeu bom lançamento de Marcos Guilherme e tocou para Nahuel Bustos, livre, escorar para as redes.