Em confronto direto, Ceará encara São Paulo querendo a segunda vitória seguida na Série A

Empatados com 31 pontos, as equipes brigam pelo triunfo de olho no G-12, zona de classificação para a Copa Sul-Americana na próxima temporada

19:59 | Set. 17, 2022

Por: Pedro Mairton
Atacante Jô em treino do Ceará no estádio Carlos de Alencar Pinto, em Porangabuçu (foto: Felipe Santos/Ceará SC)

O Ceará recebe o São Paulo na tarde deste domingo, 18, mirando a segunda vitória consecutiva sob o comando de Lucho González, que está invicto na beira do campo pelo Vovô. A bola vai rolar às 16 horas, na Arena Castelão, e mais de 30 mil alvinegros estão garantidos para o confronto.

Ceará e São Paulo fazem confronto direto no Brasileirão. Empatados com 31 pontos, as equipes brigam pelo triunfo para figurar no G-12, zona de classificação para a Copa Sul-Americana na próxima temporada. Os cearenses estão na 14° posição, enquanto os paulistas estão em 13° por ter melhor saldo de gols.

A cinco pontos de distância da zona de rebaixamento, os dois times também querem um bom resultado para não se complicarem na tabela. O Ceará não é derrotado no campeonato há quatro jogos e quer manter a recuperação, enquanto o São Paulo, no mesmo recorte, não sabe o que é vencer e busca a recuperação.

Diante do Tricolor, o Alvinegro contará com os retornos de Jô e Vina, que estavam suspensos na última rodada, contra o Santos. Desta maneira, Lucho deve inseri-los novamente no time titular. Guilherme Castilho e Zé Roberto devem deixar os 11 iniciais.

Além dos dois titulares, Lucho González também deverá contar com o meia-atacante Diego Rigonato, que se recuperou de lesão e volta a estar disponível. A última partida do atleta havia sido justamente diante do São Paulo, em jogo de ida válido pelas quartas de final da Copa Sul-Americana, no Morumbi.

Já o São Paulo deve entrar em campo com um time alternativo. A tendência é de que Rogério Ceni preserve alguns atletas devido à sequência desgastante de jogos. O tricolor paulista vem de derrota e eliminação para o Flamengo na semifinal da Copa do Brasil.

A equipe com mais cartões amarelos do Brasileirão, com 82, o Ceará tem sete jogadores pendurados contra o São Paulo, sendo quatro titulares: os defensores Gabriel Lacerda e Nino Paraíba e os volantes Richard e Richardson. Se advertidos, os atletas estarão indisponíveis para o confronto diante do Coritiba, daqui a dez dias, pela 28° rodada.

Em entrevista exclusiva ao O POVO, o zagueiro Gabriel Lacerda, um dos pendurados, revelou que Lucho González pediu ao time que evitasse cartões "desnecessários"

"O Lucho chegou cobrando a gente para evitarmos os cartões por reclamação, por coisas desnecessárias, para que não paguemos o preço de ficar suspenso em uma partida importante”, disse.

A rivalidade entre Ceará e São Paulo se apimentou depois das equipes se enfrentarem nas quartas de final da Sul-Americana, nesta temporada, que terminou com eliminação do Alvinegro de Porangabuçu nos pênaltis após ter vencido no tempo normal.

No Castelão, palco da partida de domingo, o retrospecto pela Série A é equilibrado. Desde 2018, ano do acesso do Vovô, foram quatro confrontos, todos empatados. O time de Rogério Ceni é o sexto pior visitante da competição, com apenas um triunfo em 13 partidas fora de casa.