Annaysa: camisa 10 do Ceará venceu depressão e está a dois jogos de título brasileiro
Em quase 60 minutos de entrevista, a jogadora do Alvinegro mergulhou na carreira, contou sobre os altos e baixos, como enfrentou a depressão e a expectativa por conquistar um título histórico para o clube do PorangabuçuSorriso de ponta a ponta. O semblante descontraído entrega a felicidade de Annaysa, camisa 10 do Ceará que vive a melhor fase da carreira e está a dois jogos do título da Série A2 do Campeonato Brasileiro de futebol feminino. Em quase 60 minutos de entrevista ao FutCast, podcast do O POVO, a jogadora do Alvinegro mergulhou na carreira, contou sobre os altos e baixos, como enfrentou a depressão e a expectativa por conquistar um título histórico para o clube do Porangabuçu.
Para brilhar com a camisa do Ceará, Annaysa precisou vencer outra batalha importante. Ela enfrentou uma forte depressão em 2019, quando jogava pelo Osasco Audax-SP. A doença chegou a atrapalhar a primeira experiência dela na Europa, no Benfica-POR, clube no qual ela se transferiu após deixar o time paulista.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Neste período, Annaysa pensou em tirar a própria vida. "Único momento difícil que tive na minha carreira foi no Audax, em 2019, quando eu tive depressão. Não queria mais jogar bola. O alojamento tinha um matagal atrás. Eu cheguei a ir nesse matagal para me matar. Na hora, eu pensei na minha família. No outro dia, eu já procurei ajuda, comecei a fazer tratamento com psicólogo. Hoje, sou grata de ter conseguido pedir ajuda. Muitas pessoas não conseguem. Eu tive esse tempo. Eu cheguei a ir embora do Audax", comentou a meia-atacante.
Três anos depois do episódio, Annaysa deixou a tristeza de lado com ajuda de tratamento e tem sorrido dentro e fora de campo com a camisa do Ceará. A meia-atacante foi decisiva no mata-mata, nas quartas de final e na semifinal, quando marcou três gols em quatro partidas.
"Estou me sentindo feliz e realizada pelo trabalho que estou conseguindo fazer dentro de campo. Estando bem dentro de campo, fora eu estou suave", diz a carismática jogadora.
Melhor fase da carreira
Depois de o Ceará bater na trave nas últimas três temporadas, a equipe conseguiu o tão sonhado acesso para a elite do futebol nacional em 2022. Annaysa é um dos destaques do escrete do Porangabuçu.
Além de vestir as camisas do Osasco Audax e Benfica, a meia-atacante defendeu equipes como Patriotas-COL, Sport e Flamengo. Mas foi no Ceará onde ela encontrou o melhor futebol.
"Eu vejo como a melhor fase (da minha carreira). O que eu propus profissionalmente, eu consegui realizar. Está sendo um ano muito f***. O amor que eu peguei pela camisa do Ceará não tem explicação. Gosto muito do time, da cidade. Está sendo um ano de realização", afirmou a jogadora.
O Ceará tem campanha invicta na Série A2 do Campeonato Brasileiro. Em dez jogos, o Vovô acumula sete vitórias e três empates, com 27 gols marcados e nove sofridos. As cearenses enfrentarão o Athletico-PR na final, com jogos previstos para os dias 10 e 17 de setembro.
"Eu assisti vários jogos delas (Athletico-PR). É uma equipe jovem, muito boa. Não vai ser fácil, mas a gente está trabalhando. Vamos entrar dentro de campo e propor nosso jogo. Vamos pra cima. Da mesma forma que elas vão dar um trabalhinho pra gente, nós vamos dar pra elas. Será um jogo muito bom. São duas equipes que gostam de ter a bola no pé."
Final no PV com torcida?
A equipe feminina do Ceará tem disputado os jogos da Série A2 na Cidade Vozão, CT localizado em Itaitinga, sem a presença de torcida. Para a final, torcedores do Vovô têm pedido ao clube nas redes sociais que realize a partida no estádio Presidente Vargas (PV) e abra a possibilidade de a torcida comparecer.
Durante a entrevista de Annaysa para o FutCast, no canal do O POVO no Youtube, um internauta questionou se a jogadora se imaginava jogando uma final no PV.
"Antes de começar o campeonato, eu sonhei com a gente na final do Brasileiro. Só que a gente estava jogando no Castelão. Estava lindo de ver, mas o Castelão é outro patamar. Vai ser muito bacana o PV torcendo pela gente. Imagina lotar o PV, a gente ter aquele apoio. Por nós, todo jogo teria torcida. A gente sonha com isso, seria muito legal", respondeu a camisa 10.
Com Iara Costa
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente