Saiba por onde andam os centroavantes que passaram pelo Ceará no Brasileirão
Jogadores como Felipe Vizeu, Bérgson e Felippe Cardoso disputaram o Brasileirão pelo Ceará nos últimos anos e atualmente defendem clubes do exterior
20:00 | Ago. 30, 2022
Felipe Vizeu, que defendeu o Ceará na temporada de 2020 e 2021, rescindiu com a Udinese-ITA e foi anunciado nesta terça-feira, 30, pelo Sheriff Tiraspol, da Moldávia, país do continente europeu. Assim como o atacante, diversos outros passaram pelo Vovô nos últimos anos e o Esportes O POVO preparou uma lista mostrando por onde andam alguns dos centroavantes que atuaram em Porangabuçu desde que a equipe retornou ao Brasileirão em 2018.
Arthur Cabral, Élton e Ricardo Bueno (2018)
O trio principal de centroavantes da temporada de 2018, ano em que o Vovô voltou a disputar uma edição da Série A após sete anos, foi formado por Arthur Cabral, Élton e Ricardo Bueno.
Naquela temporada, Arthur Cabral consagrou-se como um dos maiores destaques do time, anotando sete gols no Brasileirão, desempenho que ajudou a equipe a escapar da zona de rebaixamento. Após passagem pelo Palmeiras e o Basel-SUI, o atacante está atualmente na Fiorentina, da Itália, pelo qual soma 20 jogos (17 em 2021 e três em 2022), com três tentos e duas assistências.
Élton foi peça importante para o Alvinegro na campanha da Série B em 2017, mas perdeu espaço na elite nacional no ano seguinte. Em 2018, o atacante entrou em campo seis vezes pelo Brasileirão e marcou dois gols. Atualmente defende as cores do CSA, de Alagoas, que disputa a segunda divisão.
Ricardo Bueno chegou durante o ano de 2018 e, assim como Élton, não teve desempenho que chamasse a atenção. Em seis jogos pela Série A de 2018, o centroavante não marcou nenhum gol. Em 2019, o jogador seguiu no clube e disputou a reta inicial do Brasileirão, pelo qual balançou as redes três vezes. Desde 2021 o centroavante está no Juventude.
Bérgson e Felippe Cardoso (2019)
Bérgson chegou ao Alvinegro no início do Brasileirão de 2019 e foi utilizado com frequência durante a competição. O atleta também disputou parte da edição de 2020, mas perdeu espaço e foi negociado com o Fortaleza.
A grande fase do atacante, entretanto, tem acontecido no futebol da Malásia. Pelo Johor FC, Bergson atuou em 49 jogos e marcou 58 gols entre as temporadas de 2021 e 2022.
Felippe Cardoso foi contratado pelo Vovô durante a Série A de 2019, mas o desempenho não foi bom. Em 18 jogos, o atacante marcou dois gols e deu uma assistência. Atualmente está no Vegalta Sendai, do Japão, pelo qual soma seis tentos em 39 jogos entre 2021 e 2022.
Felipe Vizeu e Saulo Mineiro (2020)
Contratado após se destacar no Volta Redonda, Saulo Mineiro chegou ao Ceará com status de aposta. Versátil, o atacante cumpria diferentes funções em campo, atuando aberto pelos lados ou centralizado. Em sua passagem pelo Vovô, disputou 25 jogos pelo Brasileirão e marcou seis gols. Foi vendido em 2021 para o Yokohoma FC, do Japão, e segue no clube até os dias de hoje.
Ao contrário de Saulo Mineiro, Felipe Vizeu foi contratado pelo Alvinegro como um nome de peso. Dentro de campo, porém, oscilou e conviveu com lesões, o que o fez ter dificuldade para se firmar entre os titulares. Em jogos válidos pela Série A com o Vovô, anotou dois gols. Após o término do contrato de empréstimo com o Ceará, o atacante retornou para a Udinese e foi novamente emprestado, desta vez para o Yokohoma FC, mesmo clube de Saulo Mineiro.
Também sem conseguir se firmar no Japão, onde balançou as redes quatro vezes em 23 jogos, Vizeu voltou para a Itália e rescindiu o contrato com a Udinese - pelo qual jogou somente cinco partidas. Livre no mercado, o centroavante optou por acertar com o Sheriff Tiraspol, da Moldávia.