Ex-jogador, Lucho González iniciará carreira como treinador no Ceará; relembre trajetória

Argentino de 41 anos se aposentou dos gramados no Athletico-PR, em 2021. Um ano antes, entretanto, ele passou a se preparar para a carreira de treinador e se tornou auxiliar técnico do Furacão

19:26 | Ago. 24, 2022

Por: Juliete Costa
Volante Lucho González no jogo Jorge Wilstermann x Athletico-PR, pela Copa Libetadores 2020 (foto: Staff Images / CONMEBOL)

Anunciado na noite desta quarta-feira, 24, Lucho González iniciará a carreira de técnico no Ceará. Auxiliar técnico de Alberto Valentim no Athletico-PR, ele se prepara desde 2020 para começar a trajetória como treinador. Este será o primeiro trabalho do argentino no comando técnico de um clube.

O ex-jogador argentino de 41 anos se aposentou dos gramados no Athletico-PR, em 2021. Um ano antes, entretanto, ele passou a se preparar para assumir o comando técnico de uma equipe no futuro e tirou a licença B da CBF e a PRO da AFA. Posteriormente, ele se tornou auxiliar técnico do Furacão quando o clube teve como treinador Alberto Valentim.

Lucho fez a transição nas categorias de base antes de integrar a comissão técnica do time principal do Athletico-PR. Ele solicitou desligamento do cargo após demissão do técnico Alberto Valentim, em abril deste ano.

Embora tenha pouca experiência como técnico, Lucho González foi o escolhido pela diretoria alvinegra por alguns fatores, como o conhecimento pelo futebol brasileiro, possuir mentalidade vencedora e se demonstrar preparado para assumir o desafio.

Trajetória de Lucho González como jogador

Ex-jogador, Lucho González tem uma trajetória vitoriosa no futebol e passagem marcante pelo Athletico-PR. Com a camisa do Furacão, o ex-atleta marcou 10 gols e deu seis assistências, em 164 partidas disputadas. Ele chegou ao clube em setembro de 2016 e encerrou a carreira de jogador em maio do ano passado.

Lucho participou de cinco títulos da equipe paranaense: Sul-Americana de 2018 e 2021, J. League/Conmebol 2019, Copa do Brasil de 2019 e Campeonato Paranaense de 2020, sendo dois como capitão do time. No total, ele conquistou 29 taças durante a carreira e é o segundo argentino com mais títulos da história, atrás somente de Lionel Messi, com 39.

Além dos campeonatos conquistados pelo Athletico-PR, entre os principais títulos, estão seis ligas portuguesas pelo Porto, uma Libertadores pelo River Plate e o ouro olímpico pela seleção argentina em 2004. Ele ainda esteve no grupo argentino que disputou a Copa do Mundo em 2006.

Antes de defender o Athletico-PR, o argentino atuou pelo Huracán-ARG, River Plate-ARG, Marseille-FRA, Porto-POR e Al-Rayyan, do Catar. No total, ele soma 857 jogos na carreira, 144 gols anotados e 43 assistências cedidas, de acordo com o site OGol.