Morínigo e Luxemburgo são os favoritos para assumir o comando técnico do Ceará
O paraguaio Gustavo Morínigo estava no Coritiba e foi demitido no último domingo, 14, enquanto Vanderlei Luxemburgo não trabalhou em nenhuma equipe de futebol na atual temporadaApós oficializar a demissão de Marquinhos Santos na noite do último domingo, 14, o Ceará deu início à procura pelo novo treinador e definiu alguns nomes prioritários. Entre os cotados, os principais são Vanderlei Luxemburgo e o paraguaio Gustavo Morínigo, ex-Coritiba. As informações são do Horácio Neto, repórter da rádio O POVO CBN.
O último trabalho de Luxemburgo como técnico de futebol aconteceu no Cruzeiro, durante a Série B da última temporada, quando comandou o clube mineiro em 23 jogos, totalizando oito vitórias, 11 empates e quatro derrotas, o que representa 50% de aproveitamento. O experiente treinador de 70 anos deixou a Raposa no fim de 2021 por decisão da equipe de Ronaldo, dono de 90% das ações da SAF do Cruzeiro.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Desde então, Luxemburgo não assumiu nenhuma outra equipe de futebol. Recentemente, ingressou na política com o intuito de concorrer a um cargo eletivo nas Eleições de 2022, mas desistiu após o partido pelo qual era filiado rejeitar o seu nome como candidato ao Senado por Tocantins.
Ceará tentou Gustavo Morínigo em outra ocasião
Com um perfil diferente de Luxemburgo, o nome de Gustavo Morínigo já foi cotado pela direção do Vovô na época em que Dorival Júnior trocou a equipe pelo Flamengo. Na ocasião, o treinador paraguaio estava empregado no Coritiba e as conversas não avançaram.
Demitido do Coritiba no último domingo, 14, momentos após a derrota do Alviverde para o Atlético-MG, o comandante de 45 anos voltou a ganhar força e figura entre os principais cotados para assumir o comando técnico do Alvinegro de Porangabuçu.
Na carreira, Gustavo Morínigo ganhou destaque pelos bons trabalhos em seu país natal, o Paraguai, pelo qual foi campeão da Apertura em 2013, e também o vice-campeão da Libertadores em 2014, ambos conquistados com o Nacional. Além disso, também acumula passagens pelas categorias de base da seleção paraguaia.
O treinador chegou ao Coxa em 2020, durante um momento delicado da equipe na Série A, onde figurava como lanterna do torneio. Embora não tenha conseguido livrar o clube do rebaixamento, permaneceu no Alviverde e conquistou o acesso para a elite no ano seguinte.
Ao todo, foram 100 jogos pelo Coritiba, com 44 vitórias, 22 empates e 34 derrotas - ou seja, 66% de aproveitamento. Nesta temporada, foi campeão paranaense, mas não conseguiu manter um bom desempenho no Brasileirão, pelo qual acumula, em 22 rodadas, seis triunfos, quatro empates e 12 reveses, desempenho que deixou o time na 18ª colocação.