Ceará enfrenta o Palmeiras querendo manter boa sequência como mandante no Brasileirão
Os times se enfrentam neste sábado, 30, às 16h30min, pela 20ª rodada da Série A. No primeiro turno, Alvinegro bateu o Verdão no Allianz ParqueO Ceará enfrenta o Palmeiras-SP hoje em duelo que marca a primeira rodada do segundo turno do Campeonato Brasileiro. A bola vai rolar neste sábado, 30, às 16h30min, na Arena Castelão.
Na 12ª colocação e com 24 pontos, o Alvinegro quer voltar a vencer depois de tropeçar diante do Juventude-RS na rodada passada e entrará em campo em busca de surpreender o Verdão, líder do certame nacional, para repetir a façanha do primeiro turno, quando venceu em pleno Allianz Parque, com o objetivo de figurar na parte de cima da tabela.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Embora tenha compromisso pela Sul-Americana, contra o São Paulo, no meio da próxima semana, o técnico Marquinhos Santos deve escalar o que tem de melhor para enfrentar o Alviverde. Sem Richard, suspenso por terceiro cartão amarelo, o comandante deve escolher entre Rodrigo Lindoso e Fernando Sobral para formar a dupla de volantes ao lado de Richardson. Em recuperação de lesão, Erick também desfalca o Vovô.
Na defesa, o treinador deve repetir a escalação considerada a titular, com João Ricardo, Nino Paraíba, Messias, Luiz Otávio e Bruno Pacheco. Embora pertença ao Palmeiras, o lateral-esquerdo Victor Luís está disponível para a partida.
O setor ofensivo deve contar com Vina à frente da dupla de volantes, atuando novamente como meia-atacante, pelo centro do campo. Já o trio de ataque deve ser composto por Lima, Mendoza e Cléber.
O Ceará também pode contar com o volante Guilherme Castilho, que foi apresentado pelo clube na manhã de ontem e já está regularizado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
“Não estou com ritmo, claro. Mas estou à disposição do professor para ajudar. Eu estava treinando firme, não parei de treinar um dia sequer. Eu ainda não sei se vou para o jogo, ainda não saiu a relação, mas se precisar para amanhã (sábado), estou à disposição. Vou trabalhar firme dentro e fora de campo”, falou.
Líder isolado, com 39 pontos – quatro a mais que o vice, o Corinthians –, o Palmeiras deve encarar o Vovô com o time titular. O único desfalque da equipe de Abel Ferreira trata-se do atacante Rony, que se recupera de uma lesão muscular na coxa esquerda. Em contrapartida, o técnico português conta com os retornos de Piquerez e Navarro para o confronto.
O Verdão não perde há quatro jogos e vem de uma sequência de três vitórias consecutivas no Brasileirão. O time paulista tem apenas duas derrotas no campeonato, sendo a primeira justamente para o Ceará, quando o clube cearense, ainda comandado por Dorival Júnior, bateu os donos da casa por 3 a 2 na primeira rodada.
Após o mau desempenho contra o Juventude, a expectativa da torcida é de ver o Ceará mais competitivo diante do Palmeiras, uma vez que o técnico Marquinhos Santos teve a primeira semana aberta entre os jogos desde que assumiu o clube, em junho. A partida contra o Alviverde marca o 13° jogo do técnico no comando do Alvinegro em um mês e 15 dias.
Atuando na Arena Castelão na condição de mandante, o Vovô não perde na elite nacional há sete jogos, pelo qual totaliza duas vitórias e cinco empates, o que representa 52% de aproveitamento neste recorte de confrontos.
Ceará x Palmeiras-SP
Ceará
4-3-3: João Ricardo; Nino Paraíba, Luiz Otávio, Messias e Bruno Pacheco; Lindoso (Fernando Sobral), Richardson e Vina; Lima, Mendoza e Cléber. Téc: Marquinhos Santos
Palmeiras-SP
4-3-3: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez (Vanderlan); Danilo, Zé Rafael e Veiga; Scarpa, Dudu e José López (Merentiel). Téc: Abel Ferreira
Local: Arena Castelão, em Fortaleza/CE
Data: 30/7/2022
Horário: 16h30min
Árbitro: Anderson Daronco-Fifa/RS
Assistentes: Rafael da Silva Alves-Fifa/RS e Michael Stanislau/RS
VAR: Rodrigo Nunes de Sá-Fifa/RJ
Transmissão: SporTV, Premiere, Rádio O POVO CBN (FM 95.5 e AM 1010) e YouTube do O POVO