Ceará suporta pressão do Avaí, vence segunda consecutiva na Série A e sobe na tabela

A partida foi válida pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro e teve como palco a Arena Castelão

00:15 | Jul. 20, 2022

Por: Guilherme de Andrade
Ceará e Avaí se enfrentaram pela 18ª rodada do Brasileirão, no Castelão. Na foto, Vina comemora gol marcado para o Vovô. (foto: Aurélio Alves/O POVO)

Em mais uma noite marcada pela falta de luz na Arena Castelão, o Ceará venceu o Avaí pelo placar de 1 a 0. A partida, válida pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro, começou após um atraso de aproximadamente 50 minutos e teve final feliz para os alvinegros. O gol da partida foi marcado por Vina.

Com a vitória, o Ceará ultrapassou o próprio Avaí e pulou para a primeira parte da tabela. O Vovô chegou aos 24 pontos e ocupa, neste momento, a 10ª colocação da classificação do Campeonato Brasileiro.

O jogo

O Avaí aproveitou a desatenção inicial do Ceará e dominou os primeiros minutos na Arena Castelão. O time catarinense ficou próximo de abrir o placar em duas oportunidades, mas não obteve sucesso.

Depois da pressão inicial dos visitantes, o Vovô foi entrando lentamente na partida e passava a ficar mais tempo com a bola. Entretanto, a desatenção em alguns atletas alvinegros persistia, e o Avaí continuava levando perigo ao aproveitar os erros cometidos pela defesa adversária.

A melhor chance do Leão saiu aos 18 minutos, após Richardson errar um passe na entrada da área. Pottker roubou a bola, foi até a linha de fundo e cruzou na segunda trave. Eduardo tinha o gol aberto, mas chegou atrasado no lance e não conseguiu finalizar.

O Ceará tinha dificuldade para criar chances claras de gol. Por isso, Zé Roberto foi obrigado a finalizar de fora da área, aos 23 minutos, para assustar Vladimir pela primeira vez. O goleiro do Avaí fez boa defesa e espalmou a bola para a lateral do campo.

Sete minutos depois, a defesa alvinegra voltou a assustar o torcedor que estava na Arena Castelão. Luiz Otávio perdeu a bola no meio de campo e Pottker puxou contra-ataque rápido. Ao invadir a área, o atacante tocou para Bissoli, que na hora da finalização foi travado por Richardson, que fez um carrinho preciso.

Mesmo com uma atuação abaixo no primeiro tempo, o Ceará conseguiu ir para o intervalo em vantagem, graças ao individualismo de Vina. O meia novamente marcou um golaço pelo Alvinegro ao acertar o ângulo de Vladimir em chute da entrada da área.

Assim como no primeiro tempo, o Avaí começou a segunda etapa dominando as ações da partida. Os catarinenses tinham maior posse de bola e constantemente rondavam a área de João Ricardo.

Aos 16, o Leão da Ressacada conseguiu a primeira finalização com perigo. Marcinho finalizou de primeira após cruzamento de Kevin, mas a bola foi fraca e João Ricardo fez defesa simples. Quatro minutos depois, Pottker cabeceou com perigo e a bola passou raspando no travessão da meta alvinegra.

A pressão dos catarinenses continuava alta. O Avaí atacava por todos os lados do campo e aos 27 quase empatou a partida. Vitinho aproveitou lançamento de Natanael e chutou no canto de João Ricardo, mas a bola acertou a trave.

Na sequência, o Ceará conseguiu responder com Mendoza. O atacante colombiano ganhou na velocidade e chutou na saída de Vladimir, mas a bola também acertou a trave do gol.

Apesar de toda a pressão do Avaí, quem saiu de campo comemorando foi o Ceará. O Vovô teve dificuldades para parar o ataque adversário, mas conseguiu terminar a partida sem sofrer gols, o que garantiu a vitória por 1 a 0.

Ficha Técnica

Ceará: (4-3-3) João Ricardo; Nino Paraíba, Messias, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Richardson (Fernando Sobral), Richard Coelho (Lindoso) e Vina; Mendoza, Lima (Matheus Peixoto) e Zé Roberto (Iury Castilho). Técnico: Marquinhos Santos.

Avaí: (3-5-2) Vladimir; Kevin, Rafael Vaz, Bressan e Natanael; Lucas Ventura (Vitinho), Jean Cléber (Jean Pyerre) e Eduardo (Nathan); Renato (Marcinho), Pottker e Bissoli (Vinícius Jaú). Técnico: Eduardo Barroca.

Local: Arena Castelão, em Fortaleza-CE

Data: 19/07/2022

Horário: 21h30min

Árbitro: Caio Max - RN

Assistentes: Jean Márcio dos Santos - RN e Lorival Candido das Flores - RN

VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos - SP

Cartões amarelos: Lucas Ventura (AVA) e Vitinho (AVA).

Gol: Vina (47min/1T).