Em noite de golaços, Ceará brilha e vence o Corinthians de virada: 3 a 1

O Mais Querido agora figura na 13° colocação, com 21 pontos, e aguarda o desfecho da rodada para saber em que posição estará na tabela

22:56 | Jul. 16, 2022

Por: Pedro Mairton
Ceará e Corinthians se reencontram na noite deste sábado, 5 (foto: Divulgação/Ceará SC)

O Ceará voltou a vencer no Brasileirão. Depois de seis partidas de jejum, o Vovô derrotou o Corinthians na Arena Castelão por 3 a 1, de virada, em partida válida pela 17° rodada. Após ver os paulistas abrirem o placar com um belo gol de Roger Guedes no início do jogo, o Alvinegro de Porangabuçu respondeu ainda no primeiro tempo também com dois golaços, marcados por Bruno Pacheco e Vina, e Cléber decretou a vitória da equipe na segunda etapa.

O resultado marcou a primeira vitória do Ceará como mandante no campeonato. O Mais Querido agora figura na 13° colocação, com 21 pontos, e aguarda o desfecho da rodada para saber em que posição estará na tabela. Já o Corinthians permanece na segunda colocação, com 29 pontos, e pode ser ultrapassado por Atlético-MG e Fluminense, que ainda jogam no fim de semana.

O jogo

A partida na Arena Castelão começou movimentada. Logo aos três minutos de jogo, Gustavo Silva rouba a bola na defesa e conduz ela ao ataque até acionar Roger Guedes. O camisa 9 corta para o meio e acerta um lindo chute no ângulo, sem chances para João Ricardo, que ainda trisca na bola.

Pouco criativo, o Ceará não conseguiu esboçar uma pressão reativa e parou na defesa dos visitantes, que buscavam contra-atacar os espaços nas costas da defesa do Vovô. O time de Marquinhos Santos tentou explorar o lado direito com Nino Paraíba, que não conseguiu realizar cruzamentos perigosos para o gol de Matheus Donelli.

E mesmo com quatro finalizações do Ceará até os 20 minutos, nenhuma assustou o goleiro corinthiano.

Com dificuldades de criação, o gol do Alvinegro de Porangabuçu saiu de um rebote muito bem aproveitado por Bruno Pacheco aos 27 minutos. Após a zaga adversária afastar o cruzamento no escanteio, o lateral-esquerdo não esperou a bola cair e finalizou de primeira. O chute encobriu Matheus Donelli e igualou o marcador da Arena Castelão.

E não demorou muito para a virada do Vovô. Cinco minutos depois, Vina aproveitou sobra na entrada da grande área e chutou forte de primeira, sem chances para o goleiro. Foi o primeiro gol do camisa 29 no Campeonato Brasileiro.

A partir da virada, o Ceará controlou as ações do jogo e foi para o intervalo com a vitória provisória de 2 a 1.

Mesmo com a vantagem no placar, o Alvinegro de Porangabuçu não recuou no início do segundo tempo. E aos três minutos, Lima recebeu uma bela enfiada de bola de Mendoza pela esquerda e ficou de frente com Matheus Donelli. O meia-atacante, porém, finalizou em cima do goleiro e desperdiçou a oportunidade de ampliar o marcador.

Procurando o empate, o Corinthians tentava furar a defesa do Ceará, que se defendia bem e explorava os contra-ataques. Os 15 primeiros minutos, no entanto, foi carente de grandes chances para ambas as equipes.

E após um início de segundo tempo morno, o Corinthians quase empata aos 18 minutos. Giovane aproveitou a desatenção da defesa do Ceará e tocou para Roni, que na entrada da pequena área acertou o travessão. Os jogadores do Vovô reclamaram impedimento no lance devido a posição ajustada do atacante corinthiano.

E o Ceará ampliou o placar aos 30 minutos do segundo tempo. Vina realiza linda enfiada de bola para Cléber, que conduziu até a grande área e chutou no canto do goleiro Matheus Donelli, decretando a vitória do Vovô na Série A depois de seis partidas.