Exclusiva com Vina: favoritismo do Ceará na Sula e Clássico-Rei na Copa do Brasil
Entre os destaques da entrevista, o jogador do Ceará comentou sobre as chances do Alvinegro pelo título na Sul-Americana e o embate contra o Fortaleza pelas oitavas de final da Copa do BrasilUm dia após a classificação histórica na Sul-Americana, o meia-atacante Vina conversou com exclusividade com o FutCast, o podcast do O POVO sobre o futebol cearense. Entre os destaques da entrevista (veja a íntegra abaixo), o jogador do Ceará comentou sobre as chances do Alvinegro pelo título na Sul-Americana e o embate contra o Fortaleza pelas oitavas de final da Copa do Brasil.
O Ceará tem a melhor campanha geral na edição da Sula 2022. Com 100% de aproveitamento, a equipe do Porangabuçu venceu os oito jogos, marcou 22 gols e sofreu apenas dois. A sequência de triunfos consecutivos é recorde na história da competição. Para Vina, o desempenho do Vovô até aqui coloca o time entre os favoritos pelo título no torneio internacional.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“A cada jogo a gente comprova. Está surpreendendo, sendo realmente o favorito. A gente sabe que no futebol o favoritismo tem que se valer dentro de campo. Essa Sul-Americana, assim como vamos buscar a Copa do Brasil, são competições com nível alto, mas está mais palpável. [...] Mata-mata são dois jogos. Tem que estar bem no dia, ser copeiro, saber jogar essa competição, e a gente está sabendo lidar com isso”, afirmou o camisa 29 do escrete do Porangabuçu.
Segundo o meia-atacante, o técnico Tiago Nunes, demitido em março após sete meses de trabalho, teve papel importante na mentalidade do elenco nos torneios de mata-mata. Campeão da Sul-Americana e da Copa do Brasil com o Athletico-PR, o treinador chegou a falar sobre a possibilidade de título do Ceará em entrevista exclusiva ao O POVO.
“O Tiago, por ter essa experiência, começou a plantar a sementinha não só para nós jogadores, mas para todos que fazem o clube. Começaram a realmente acreditar. A cada fase que está passando na competição, está vendo que é possível. Temos consciência que o campeonato mais importante é o Brasileiro. [...] Mas quando entra em competição de mata-mata, não só Sul-Americana, mas a Copa do Brasil também é possível”, ressaltou Vina.
CLÁSSICO-REI NA COPA DO BRASIL: "A GENTE CONSEGUIU FAZER 4 A 0 NELES"
Na próxima quarta-feira, 13, Ceará e Fortaleza voltam a duelar pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Apesar da desvantagem no placar por conta da derrota por 2 a 0 no jogo da ida, Vina confia na força do elenco para alcançar a classificação e vê confronto em aberto.
“Todo respeito ao nosso rival pelo placar que foi feito no primeiro jogo, mas temos totais condições de igualar o resultado, de ultrapassar. Está em aberto. Clássico a gente sabe como é”, disse o atleta.
Desde 2020 no Alvinegro, Vina conhece bem o que é disputar um Clássico-Rei e tudo que envolve. O meia-atacante defendeu o Vovô em 16 partidas do embate local, marcando três vezes. Na Série A 2021, o jogador teve atuação decisiva na goleada por 4 a 0.
“Clássico é muito uma questão mental. Eles têm o 2 a 0 da primeira partida, mas a gente já mostrou que é capaz. No ano passado, a gente conseguiu fazer também 4 a 0 neles. Tudo é possível. O Clássico está aberto. Eles sabem da nossa força. Que seja um grande jogo e vença o melhor.”
O camisa 29 cita o exemplo do Internacional como motivação para o Clássico-Rei. O Colorado conseguiu reverter uma desvantagem de 2 a 0 diante do Colo-Colo e se classificar para as quartas de final na Sul-Americana. Os gaúchos bateram os chilenos na partida da volta por 4 a 1 para avançar.
“É possível, o futebol mostra isso. A gente vai em busca da classificação. Existe respeito pelo adversário, mas sabemos da nossa competência, do que o nosso grupo é capaz.”
ENTREVISTA COMPLETA
Em uma conversa de pouco mais de 20 minutos, Vina falou ainda sobre como era a vida antes de se tornar jogador profissional e como a avó dele foi importante para que não largasse o futebol. O meia comentou também sobre a relação com o clube e a torcida e se declarou ao Ceará.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente