Compatriota em alta, torcida e vitrine: os motivos do "sim" de John Vásquez ao Ceará
Atacante de 27 anos vê sucesso de Mendoza como referência positiva, ouve elogios sobre o clube de Yony González, companheiro no Deportivo Cali, e quer aproveitar chance no Brasil
10:55 | Jun. 29, 2022
O Ceará acerta os últimos detalhes burocráticos para selar e anunciar a contratação do atacante colombiano Jhon Vásquez, que será emprestado pelo Deportivo Cali-COL até dezembro de 2023. Destaque da equipe, o camisa 7 também era alvo do futebol turco, mas levou em conta alguns fatores para optar pelo Vovô, como o sucesso do compatriota Mendoza, a torcida alvinegra e a vitrine do futebol brasileiro, apurou o Esportes O POVO.
Vásquez está no Cali desde 2020, com quase 100 jogos disputados (atuou 92 vezes), e era uma das principais peças ofensivas do time de Rafael Dudamel, inclusive anotando três gols e dando uma assistência da fase de grupos da Copa Libertadores. O desempenho atraiu a atenção de outras equipes e rendeu uma proposta do Gaziantep, da Turquia.
No entanto, o atacante e seu estafe, comandado pelo empresário Alvaro Perchi, optaram pela oferta do clube de Porangabuçu, que prevê opção de compra ao final da cessão. A escolha foi balizada por alguns fatores vistos como positivos para a carreira de Jhon.
Leia mais
O principal nome do Ceará em 2022 é o colombiano Steven Mendoza, artilheiro com 16 gols marcados. O camisa 10 chegou em 2021 e teve dificuldades na adaptação, com oscilações na temporada passada, mas conseguiu deslanchar este ano e virou peça-chave.
Mendoza foi o colombiano que mais conseguiu se destaca no escrete preto-e-branco, mas outros também passaram por Porangabuçu neste século: os meias Javier Reina, em 2012 e 2018, e Jown Cardona, também em 2018, além do atacante Yony González, em 2021. Yony, inclusive, era companheiro de Vásquez no Deportivo Cali e passou referências positivas do Vovô.
Além do histórico de compatriotas, o camisa 7 viu com bons olhos a oportunidade no Alvinegro pela trajetória recente do clube, com presença na Série A do Campeonato Brasileiro desde 2018 e duas participações consecutivas na Copa Sul-Americana, as festas da torcida no estádio e a vitrine do futebol brasileiro, que costuma exportar jogadores para outros mercados.
Ceará, Deportivo Cali e Jhon Vásquez estão em etapa avançada da negociação, com trocas de documentos e minutas de contratos, e pretendem fechar o acordo ainda nesta quarta-feira, 29. O atacante poderá ser regularizado a partir do próximo dia 18 de julho, quando será aberta a janela de transferências. Antes, o Alvinegro já havia contratado o meia-atacante Diego Rigonato.